• ‘Estacionamento Valet com Direção Autônoma’ é o primeiro do mundo sem motorista (SAE Nível 4)[i] a receber aprovação oficial para uso comercial na Alemanha;
  • Sistema de estacionamento sem motorista busca e devolve o veículo de forma totalmente independente;
  • Função disponível em breve para certas[ii] variantes S-Class e EQS equipadas com INTELLIGENT PARK PILOT, inicialmente na garagem P6 no Aeroporto de Stuttgart, na Alemanha;
  • Garagem P6 da APCOA no Aeroporto de Stuttgart será a primeira do mundo a permitir a utilização comercial do sistema de estacionamento sem motorista;
  • Motoristas podem usar a plataforma de mobilidade digital APCOA FLOW para reservas, entrada e saída sem contato e pagamento sem dinheiro.

Texto e fotos: Bosch

A Bosch e a Mercedes-Benz alcançaram um marco importante no caminho para a condução autônoma: a Autoridade Federal de Transporte Automóvel (KBA) da Alemanha aprovou seu sistema de estacionamento autônomo para uso na garagem P6 administrada pela APCOA, no Aeroporto de Stuttgart. Isso faz com que seja a primeira função de estacionamento sem motorista altamente autônoma do mundo para SAE Nível 4¹ a ser oficialmente aprovada para uso comercial. O avanço tecnológico da condução autônoma desempenha um papel fundamental na mobilidade do futuro. Com o veículo e a infraestrutura assumindo a direção e a manobra, os motoristas poderão voltar sua atenção para outras coisas, em vez do tempo gasto procurando uma vaga de estacionamento e manobrando em estacionamentos estreitos.

A tecnologia por trás do estacionamento sem motorista
Dirija até a garagem, saia e direcione o veículo para uma vaga de estacionamento apenas tocando em um aplicativo no smartphone – o serviço de ‘Estacionamento Valet com Direção Autônoma’ não precisa de motorista. Depois que ele sai do estacionamento – para gastar o tempo que acabou de economizar fazendo outra coisa – o veículo se dirige sozinho para a vaga designada e estaciona. Mais tarde, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma. Esse processo conta com a interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada no estacionamento e a tecnologia automotiva Mercedes-Benz. Os sensores Bosch na garagem monitoram o corredor de condução e seus arredores e fornecem as informações necessárias para guiar o veículo. A tecnologia no veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras de condução, dessa forma, os veículos podem até mesmo dirigir rampas para cima e para baixo para se mover entre os andares na garagem. Se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo, o veículo freia e para completamente com segurança, então, somente quando a rota estiver livre, ele continuará seu caminho. Foi em 2019 que a Bosch e a Mercedes-Benz obtiveram a primeira licença especial do mundo para operar o ‘Estacionamento Valet com Direção Autônoma’ usando veículos em desenvolvimento sem supervisão humana nas operações diárias do estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Stuttgart. A aprovação que agora foi emitida vai além disso, permitindo a operação comercial com veículos de propriedade privada na garagem P6 no Aeroporto de Stuttgart. A base para a aprovação é uma lei que entrou em vigor na Alemanha em julho de 2021, que permite a condução sem motorista de acordo com o SAE Nível 4¹ para veículos motorizados (BMDV – Alemanha será a líder mundial em direção autônoma). A aplicação desta lei ao sistema de estacionamento foi implementada em estreita coordenação com o Ministério Federal Alemão para o Digital e Transportes (BMDV) e o KBA. A AFGBV (diretiva de condução autônoma), aprovada pela câmara alta do parlamento alemão em 20 de maio de 2022, especifica claramente os critérios da lei alemã de tráfego rodoviário que os veículos de nível 4 devem atender.
As empresas planejam implantar gradualmente o serviço de estacionamento sem motorista na garagem APCOA P6 no Aeroporto de Stuttgart. A partir do dia da sua entrada em funcionamento, os primeiros clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022, cujas variantes de veículos disponham do serviço INTELLIGENT PARK PILOT2 integrado no Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão usar a função no estacionamento P6. Assim que os motoristas utilizarem o app “Mercedes me” para reservar um espaço de estacionamento com antecedência, podem deixar o respectivo veículo numa área de entrega predeterminada e após todos os passageiros terem saído do veículo, o aplicativo inicia a manobra de estacionamento. O sistema de estacionamento verifica se a rota para a vaga de estacionamento reservada está livre e se todos os outros requisitos técnicos foram atendidos. Se for esse o caso, os motoristas recebem uma notificação no app confirmando que a infraestrutura inteligente assumiu o controle do veículo, então eles podem sair da garagem. O veículo arranca automaticamente e encontra o seu próprio caminho para a sua vaga de estacionamento. Quando o motorista deseja retirar seu carro da garagem, ele pode chamá-lo por meio do comando do smartphone. Em seguida, seu veículo faz o seu próprio caminho para uma área de retirada predeterminada.

  • [i] SAE J3016 define seis níveis de automação para operações de condução de veículos rodoviários (Nível 0 a Nível 5). O nível 4 afirma: O veículo pode lidar autonomamente com todas as situações de tráfego sob certas condições (por exemplo, em um estacionamento). Nenhum motorista é necessário.
  • [ii]O serviço INTELLIGENT PARK PILOT da Mercedes me connect estará inicialmente disponível na Alemanha para o Mercedes-Benz S-Class Saloon, Saloon Long e Mercedes EQS, começando com os construídos 07.2022 e posteriores. Isso exclui os modelos Mercedes-Maybach e AMG. O Mercedes-Benz S-Class Saloon e o Saloon Long construídos a partir de 12.2020, excluindo os modelos Mercedes-Maybach e AMG, seguirão logo em seguida. Os modelos EQS da Mercedes, excluindo AMG, construídos a partir de 04.2021 também seguirão em breve. Assim que o INTELLIGENT PARK PILOT estiver disponível para um determinado veículo, o serviço aparecerá no menu de serviços do aplicativo Mercedes me, pronto para ativação. Para usar os serviços Mercedes me connect, os usuários exigem um ID pessoal da Mercedes me e devem concordar com as condições de uso dos serviços Mercedes me connect. Além disso, o veículo em questão deve ser registrado na conta de usuário. Após o término do período inicial, os usuários podem estender os serviços gratuitamente, desde que esses serviços permaneçam disponíveis para esse veículo específico. A primeira ativação dos serviços é possível dentro de 1 ano após o registro inicial do veículo ou uso pelo cliente, o que ocorrer primeiro.