O luxuoso SUV Ă© um dos carros mais desejados do Brasil

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Stellantis

Desde que chegou ao nosso paĂ­s com seus veĂ­culos de Ă³tima qualidade e linhas agradĂ¡veis aos olhos dos brasileiros, a divisĂ£o Jeep da montadora coleciona prĂªmios e conquistas de mercado, mesmo com todas as crises e intempĂ©ries que passamos nos Ăºltimos anos. Outro motivo Ă© o fato de o Diesel poder ser usado como combustĂ­vel de automĂ³veis particulares, antigamente era restrito ao transporte pĂºblico e de carga, por ser considerado muito poluente para cidades, ainda bem que isso acabou.

Durante uma semana eu pude avaliar esse carrĂ£o, sem exagero, em ruas e avenidas da cidade de SĂ£o Paulo e em uma breve passagem por rodovia, Commander Limited Diesel Ă© um desses carros que a gente nĂ£o quer, mas precisa devolver pra a montadora depois de usar com muito gosto.

É um SUV pra lĂ¡ de bonito, tem linhas elegantes principalmente na dianteira onde o grupo Ă³ptico chama muito a atenĂ§Ă£o, suas linhas laterais e na traseira fazem dele um dos melhores desenhos que a indĂºstria automotiva jĂ¡ produziu.

A utilizaĂ§Ă£o da plataforma Small Wide garante maior rigidez e absorĂ§Ă£o de impactos, tem novas suspensões dianteira e traseira que fazem com que o NVH (RuĂ­do, VibraĂ§Ă£o e Aspereza), seja muito baixo nas mais diversas condições de piso, no asfalto e na terra. Ele Ă© equipado com uma evoluĂ§Ă£o do motor turbo Diesel TD380 (novo mapa de calibraĂ§Ă£o, novo volante motor, novo conversor de torque, nova turbina) de 2.0 litros, quatro cilindros, 170 cv de potĂªncia e 380 Nm de torque, traĂ§Ă£o 4x4 com reduzida, cĂ¢mbio automĂ¡tico de 9 velocidades, seletor de terreno (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control).

O Commander Limited Diesel Ă© um Ă³timo para se usar na cidade, mesmo com seu tamanho generoso, que na verdade irrita os motoqueiros que insistem em passar entre os carros em faixas onde isso Ă© impossĂ­vel. Manobras em vagas de estacionamento e agilidade no transito pesado, sĂ£o duas de suas melhores caracterĂ­sticas, outra Ă© o consumo, segundo o computador de bordo, a mĂ©dia na cidade ficou em Ă³timos 10,6 km/l, com o ar-condicionado ligado e trĂªs pessoas a bordo.

Na estrada a conversa Ă© muito sĂ©ria, seu desempenho Ă© muito bom, o conforto que os passageiros e motorista tem Ă© de carro grande de luxo, as retomadas de velocidade sĂ£o seguras e sempre muito rĂ¡pidas, o consumo, que girou em torno de 13,4 km/l com trĂªs ocupantes e ar-condicionado ligado faz dele um modelo muito econĂ´mico e, com a autonomia, viagens longas quase nĂ£o precisam de abastecimento no meio do caminho.

O Commander Limited Diesel tem um acabamento muito requintado e muitos recursos eletrĂ´nicos. SĂ£o trĂªs fileiras de assentos, sete lugares e porta-malas com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados (661 litros com cinco ocupantes e 233 litros sete). A eletrĂ´nica embarcada apresenta o cluster Full Digital personalizĂ¡vel de 10,25”, central multimĂ­dia com tela touch de 10,1”, navegaĂ§Ă£o, espelhamento Apple Carplay e Android Auto, carregador de smartphones sem cabo, portas USB nas fileiras de assentos, rebatimento automĂ¡tico dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go, ar-condicionado Dual Zone, banco do motorista com ajuste elĂ©trico, teto solar panorĂ¢mico sĂ³ para citar alguns itens.

Na parte de segurança, o ADAS, Sistemas Avançados de AssistĂªncia ao Motorista, garantem muita tranquilidade para quem dirige, sĂ£o utilizadas tecnologias de direĂ§Ă£o autĂ´noma como o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisĂ£o com frenagem automĂ¡tica, detecĂ§Ă£o de ponto cego e de trĂ¡fego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergĂªncia para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga, reconhecimento de placas de velocidade, comutaĂ§Ă£o automĂ¡tica de farĂ³is e o Ă³timo park assist.

O Commander Limited Diesel tem preço sugerido de R$ 299.308,00, sĂ£o 6 cores para escolher, pacote de acessĂ³rios, opcionais e serviços, Garantia Adicional Jeep, RevisĂ£o Sob Medida Jeep, financiamento da marca, trĂªs anos de garantia e as concessionĂ¡rias da marca jĂ¡ te esperam pra um Test Drive daquele que, certamente, Ă© um sonho que serĂ¡ facilmente realizĂ¡vel.

Ficha TĂ©cnica

Motor

  • PosiĂ§Ă£o: Transversal dianteiro
  • NĂºmero de cilindros: 4 em linha
  • DiĂ¢metro x curso: 83 x 90,4 mm
  • Cilindrada total: 1.956 cm³
  • Taxa de compressĂ£o: 16,5:1
  • AspiraĂ§Ă£o: Turbocompressor
  • PotĂªncia mĂ¡xima (ABNT): 170 cv a 3.750 rpm
  • Torque mĂ¡ximo (ABNT): 38,7 kgfm (380 Nm) a 1.750 rpm
  • Nº de vĂ¡lvulas por cilindro: 4
  • Eixo comando de vĂ¡lvulas: 2 no cabeçote

AlimentaĂ§Ă£o

  • InjeĂ§Ă£o eletrĂ´nica: Bosch Multijet II ++, direta
  • CombustĂ­vel: Diesel

TransmissĂ£o

  • CĂ¢mbio automĂ¡tico: nove marchas Ă  frente e uma Ă  rĂ©
  • Diferencial (relaĂ§Ă£o final) – 4,334
  • TraĂ§Ă£o: Integral

Sistema de freios

  • Comando: A pedal e transmissĂ£o hidrĂ¡ulica com ABS/ESC
  • Dianteiro: A disco ventilado (diĂ¢metro de 305 mm) com pinça flutuante
  • Traseiro: A disco sĂ³lido (diĂ¢metro de 320 mm) com pinça flutuante

SuspensĂ£o dianteira

  • Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora
  • Amortecedores: HidrĂ¡ulicos e pressurizados
  • Elemento elĂ¡stico: Molas helicoidais

SuspensĂ£o traseira

  • Tipo: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora
  • Amortecedores: HidrĂ¡ulicos e pressurizados
  • Elemento elĂ¡stico: Molas helicoidais

DireĂ§Ă£o

  • Tipo: ElĂ©trica com pinhĂ£o e cremalheira
  • DiĂ¢metro mĂ­nimo de curva: 11,8 m

Rodas

  • Medidas: 7,5” x 18” – liga de alumĂ­nio
  • Pneus: 235/55 R18

Peso do veĂ­culo

  • Em ordem de marcha: 1.885 kg
  • Capacidade de carga: 540 kg

Dimensões externas/capacidades

  • Comprimento: 4.769 mm
  • Largura da carroceria: 1.859 mm
  • Altura do veĂ­culo: 1.702 mm
  • DistĂ¢ncia entre eixos: 2.794 mm
  • Bitola dianteira: 1.572 mm
  • Bitola traseira: 1.589 mm
  • Altura mĂ­nima do solo entre os eixos: 212 mm
  • Ă‚ngulo de entrada: 26,1°
  • Ă‚ngulo de saĂ­da: 24,3°
  • Ă‚ngulo de rampa: 21,7°
  • Volume do porta-malas: 661 litros (5 pass.)/ 233 litros (7 pass.)/ 1.760 litros (2 pass.)
  • Tanque de combustĂ­vel: 61 litros

Desempenho

  • Velocidade mĂ¡xima: 197 km/h
  • 0 a 100 km/h: 11,6 s