São Paulo será sede da última corrida Sprint da temporada

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • A Pirelli trará os três compostos no meio da gama para o GP do Brasil C2 será o White Hard, C3 o Yellow Medium e C4 o Red Soft, as duas corridas anteriores, em Austin e na Cidade do México, usaram essa mesma seleção.
  • Interlagos sediará a terceira e última corrida Sprint da temporada, depois de Imola e Spielberg. Como resultado, o Prêmio Pirelli Pole Position será entregue na sexta-feira após a classificação.
  • O Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao famoso piloto brasileiro de origem italiana, é no sentido anti-horário e possui 15 curvas que exigem forças laterais medianas dos pneus.
  • O GP do Brasil é conhecido por muitas ultrapassagens e participações frequentes do Safety Car. O clima é sempre outro ponto de interrogação, com chuvas torrenciais, bem como altas temperaturas e sol vistos em anos anteriores.
  • As equipes usaram estratégias variadas em 2021, mas os pilotos no pódio pararam duas vezes. Lewis Hamilton, o vencedor, terminou a corrida à frente de Max Verstappen e Valtteri Bottas, todos usaram o Hard.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: A Fórmula 1 segue para Interlagos, a volta mais curta do ano depois de Mônaco e México. É uma pista histórica e no sentido anti-horário, que alterna alguns trechos rápidos e sequências de curvas de velocidade média, como o famoso S do Senna. Não há grandes exigências nos pneus em termos de tração e frenagem, pois o layout é muito fluido, a falta de curvas lentas significa que as equipes conseguem controlar a degradação nos pneus traseiros. O Brasil sediará novamente a corrida "Sprint", a última da temporada. Será particularmente interessante ver como esses carros irão se comportar na pista e, mais uma vez, o papel fundamental das diferentes estratégias que podem ser usadas, no grid de 2021, o sábado foi dividido igualmente entre pilotos que largaram com pneus médios e macios. Apesar do curto comprimento da pista, normalmente há muitas ultrapassagens. Basta pensar em Lewis Hamilton, que foi o protagonista de uma reviravolta que o levou à vitória saindo de 10º lugar, usando uma estratégia de duas paradas. Portanto, a nova geração de carros e pneus parece pronta para nos proporcionar outra corrida emocionante este ano.