Empresa apresenta suas soluções em serviços digitais e produtos originais como tacógrafo, painéis de instrumento e infotainment

Texto e fotos: SD&PRESS Consultoria

Provedora de equipamentos originais e soluções para as principais montadoras de veículos comerciais instaladas no país, a Stoneridge Brasil apresenta na Fenatran 2022 seus produtos originais (OEM) e a nova plataforma de serviços digitais. Maior evento do segmento de transporte rodoviário de cargas na América Latina, a mostra acontece de 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo, na capital paulista.

Para entregar soluções customizadas e tecnológicas ao mercado, a empresa desenvolveu diversos recursos em inteligência de dados, com análise preditiva e entrega de micro serviços para seus clientes. Disponível em dashboards inovadores na nova Plataforma de Serviços Digitais, utiliza dados e informações provenientes das APIs das montadoras. “A ideia é atuarmos como integradores entre as montadoras, nossos próprios serviços já disponíveis e os clientes, oferecendo a mesma solução independentemente de qual equipamento seja utilizado no veículo. Uma das dores que buscamos resolver é que os clientes não necessitem operar com vários sistemas simultaneamente e que possam utilizar os dados de módulos de telemática originais. Isso pode trazer ganhos importantes em confiabilidade e redução de custo com duplicação de módulos no veículo. Além, é claro, do ganho operacional”, afirma Rickyson Pinelli, diretor comercial da Stoneridge do Brasil. Todas as informações ficam armazenadas em nuvem e podem ser acessadas a qualquer momento, graças à parceria firmada entre a Stoneridge Brasil e a Amazon. “Tudo é customizável e escalável, de acordo com as necessidades dos clientes. Não se trata de um sistema legado que foi portado para operar na nuvem. E sim de uma plataforma totalmente nova, desenvolvida 100% em nuvem, que nos traz uma vantagem competitiva muito grande em termos de agilidade, estabilidade e escalabilidade. Outra vantagem é que a plataforma é do tipo white label, ou seja, pode ser adaptada a modelos de negócio com co-branding ou com marca de algum parceiro”, explica Pinelli.
Outra importante novidade apresentada na Fenatran é o tacógrafo digital, que dispensa a impressão excessiva de fitas. É o único do mercado que permite verificar as informações das últimas viagens diretamente em um aplicativo ou na web. A interface é simples e intuitiva. O aplicativo será lançado na modalidade freemium e mesmo na versão gratuita irá permitir a consulta de dados históricos fidedignos do tacógrafo. Na versão paga serão disponibilizadas várias funcionalidades ao longo dos próximos meses. “Esse deverá ser um primeiro passo importante na digitalização desse mercado. Queremos gerar valor por meio de serviços de conveniência e integração com soluções de segurança e rastreamento, tanto para frotas quanto para motoristas autônomos”, diz o diretor comercial. Quem visitar o estande da Stoneridge do Brasil também conhecerá o Mirror Eye, que já está disponível para fornecimento às montadoras no Brasil. Trata-se do primeiro sistema que substitui os espelhos retrovisores externos por câmeras digitais integradas e monitores instalados na parte interna da cabine. A principal vantagem é o ganho em termos de segurança. O equipamento elimina pontos cegos, aumenta o campo de visão e melhora significativamente a visibilidade do motorista em condições de chuva, reflexo de luz e direção noturna. Além disso, ajuda a reduzir o consumo de combustível, graças ao menor tamanho e melhor aerodinâmica das asas do equipamento em comparação ao espelho retrovisor tradicional.

Mais produtos
O visitante do estande da Stoneridge Brasil vai conhecer soluções em painéis de instrumentos (cluster) totalmente desenvolvidos pela Stoneridge, dos quais alguns serão produzidos no Brasil. Dentre eles, o modelo com display TFT configurável com gráficos 3D animados chama a atenção, graças à avançada tecnologia que permite também adaptar o sistema para atender requisitos específicos do veículo de cada cliente. Outros produtos apresentados são os sistemas de infotainment e o rádio MP3 Bluetooth, onde a empresa será líder de mercado em veículos comerciais a partir de 2023.