Novo motor multicombustĂ­vel Ă© a evoluĂ§Ă£o da famĂ­lia Cursor, do diesel ao gĂ¡s natural – incluindo o biometano – hidrogĂªnio e combustĂ­veis renovĂ¡veis, foi concebido de forma revolucionĂ¡ria partindo do conceito Cursor X

Texto e fotos: FPT Industrial

Como parte da propulsĂ£o sustentĂ¡vel do futuro, a FPT Industrial continua desenvolvendo e investindo em novos motores de combustĂ£o interna, ampliando tecnologias e soluções competitivas para a realidade brasileira. AlĂ©m do protagonismo do diesel, a abordagem focada da marca tambĂ©m leva em consideraĂ§Ă£o seu know-how de mais de 20 anos em aplicações a gĂ¡s natural e biometano. De design inconfundĂ­vel, com o X vermelho brilhante impresso no cabeçote do motor, o XC13 Ă© a evoluĂ§Ă£o do FPT Cursor 13 atual e o primeiro motor de plataforma multicombustĂ­vel da FPT Industrial. Do diesel ao gĂ¡s natural – incluindo o biometano – hidrogĂªnio e combustĂ­veis renovĂ¡veis, foi concebido de forma revolucionĂ¡ria, em vĂ¡rias versões, para oferecer mĂ¡xima padronizaĂ§Ă£o de componentes e fĂ¡cil integraĂ§Ă£o no veĂ­culo final.

A versĂ£o movida a diesel do XC13 oferece o melhor desempenho da classe, com atĂ© 600 hp de potĂªncia e 2.850 Nm, resultando em +5% de potĂªncia e +14% de torque em comparaĂ§Ă£o com o atual FPT Cursor 13 no padrĂ£o de emissões Euro VI Step E (Europa). A versĂ£o movida a metano, por sua vez, fornece atĂ© 520 hp e 2.500 Nm, resultando em +13% de potĂªncia e +25% de torque em comparaĂ§Ă£o com o FPT Cursor 13 Natural Gas. A reduĂ§Ă£o das emissões de CO2 Ă© de 9% para a unidade a diesel e 10% para o modelo a metano, mas este Ăºltimo pode alcançar net zero de CO2. A potĂªncia de frenagem tambĂ©m alcança o melhor desempenho da categoria, com aumento +29% na versĂ£o a diesel (atĂ© 710 hp @ 2300 rpm) e impressionantes +300% na versĂ£o a metano (atĂ© 330 hp @ 2300 rpm). Ambas as versões tambĂ©m sĂ£o significativamente mais leves: -10% (100 kg) no diesel e (80 kg) no modelo movido a metano. Esta reduĂ§Ă£o de peso Ă© alcançada graças a utilizaĂ§Ă£o de novas ligas de ferro fundido vermicular para o cabeçote e bloco do cilindro, resultando em maior eficiĂªncia e reduĂ§Ă£o de peso. A sustentabilidade econĂ´mica e ambiental Ă© melhorada pelo aumento da eficiĂªncia de combustĂ£o, graças a um novo sistema de injeĂ§Ă£o de combustĂ­vel e maior pressĂ£o de injeĂ§Ă£o no cilindro, atrito reduzido, e novo turbo de duplo fluxo – um conceito Ăºnico para a versĂ£o a diesel –, gerenciamento inteligente de perifĂ©ricos e sistemas auxiliares do motor, e tambĂ©m pelo software da FPT Industrial, comando para combustĂ£o integrada e controle ATS.
Em sĂ­ntese, este motor revolucionĂ¡rio e ultra versĂ¡til tem tudo o que Ă© preciso para ser uma referĂªncia nas aplicações do transporte sustentĂ¡vel. “O XC13 se posiciona como um dos principais protagonistas para atingir as metas rigorosas de emissões de CO2 das frotas, a curto e mĂ©dio prazo. A nova geraĂ§Ă£o do motor garante emissões mais baixas e menor consumo de combustĂ­vel, juntamente com desempenho superior”, afirma Edinilson Almeida, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.