Os produtos apresentados estão alinhados à agenda mundial de soluções com mais tecnologia para redução das emissões de poluentes

Texto e fotos: Iveco

Construir o futuro com base nas ações do presente é um exercício que a IVECO vem fazendo por meio dos produtos e serviços desenvolvidos e das parcerias firmadas em benefício de um transporte mais sustentável e inovador. Marca full liner que mais cresce na América Latina nos últimos três anos – tendo triplicado os volumes nesse período –, a montadora foi a primeira do país a lançar um veículo de carga Euro VI e é a primeira a oferecer ao mercado um portfólio “verde” completo, em todos os segmentos em que atua. Com esta estratégia, reafirma o compromisso com as tendências globais de mobilidade urbana, inovação e sustentabilidade.

Em 2021, por exemplo, o Iveco Group aderiu ao Climate Pledge, assumindo o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2040 – dez anos antes do prazo estabelecido pelo Acordo de Paris.

Euro VI
Boa parte do investimento mencionado foi destinado ao desenvolvimento da linha Euro VI, que atende ao Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve P8), e chega ao mercado nacional em 2023. Um dos destaques é o desenvolvimento do novo IVECO S-Way, o melhor caminhão pesado desenvolvido na história da marca. O desenvolvimento do produto, que oferece tecnologia e performance de última geração, além de até 15% de economia de combustível, envolveu aproximadamente 350 profissionais, mais de 70 protótipos submetidos a mais de 450 diferentes tipos de testes, mais de 1 milhão de horas de trabalho intenso e cerca de 2,5 milhões de quilômetros rodados. A combinação desses fatores gerou testes sete vezes mais severos que o padrão aplicado na indústria, tornando o S-Way um dos veículos mais testado do mercado e com robustez máxima.
Outro destaque levado à Fenatran é a linha Tector, que recebeu a motorização Euro VI em todos os modelos, de 9 a 31 toneladas, e que, a partir do ano que vem, terá novos itens de segurança e um sistema exclusivo de recirculação de gases, o Hi-SCR – sistema que dispensa o EGR (recirculação de gases). Esses avanços se traduzem em melhor performance e custo operacional, com 6% de redução no consumo de combustível. Outra materialização desse ciclo de investimentos é o Daily 35-160, primeiro veículo comercial Euro VI apresentado ao mercado brasileiro, que recebeu aporte de alta tecnologia com foco em redução de emissões, conforto e economia. Durante a Fenatran, o lançamento será complementado com a apresentação de toda a linha até 6,5 toneladas, que agrega as tecnologias da versão de 3,5 toneladas já apresentada.

Lançamentos
Outra grande novidade exibida aos visitantes da Fenatran e que atende a uma crescente demanda do setor de transporte urbano de cargas, é 0 Daily Hi-Matic – primeiro veículo do segmento com transmissão automática. Equipado com câmbio de oito velocidades de última geração, assegura baixo consumo de combustível e conforto extra ao motorista, já que elimina a necessidade de troca de marchas, tudo isso mantendo a robustez e confiabilidade já reconhecida da família Daily.

Propulsão Alternativa
Na feira, a IVECO também apresenta seu line-up completo com veículos movidos a propulsão e combustíveis alternativos. Esse é um importante passo que concretiza a estratégia do programa Brasil Natural Power. O S-Way NG é a versão do novo extrapesado da marca movido a gás natural (comprimido ou biometano). O veículo conta com motorização de 460cv, a mais potente do mercado, e tem capacidade total de 960 litros (240 m3), proporcionando a maior autonomia entre os veículos movidos a gás natural comprimido no país, além de configurações de entre eixo adequadas para as missões de transporte no país. Outro integrante da família NG é o Tector, que também ganha seu modelo movido a gás natural (comprimido ou biometano). A versão de 16 toneladas se torna o primeiro veículo da categoria a ser comercializado com propulsão alternativa.
Como destaque, a marca apresenta também a eDaily, versão elétrica da já consagrada família Daily, que terá versões de 3,5 a 7,2t e trará o estado da arte em veículos urbanos de carga elétricos para o mercado nacional. O modelo mantém todas as características já aprovadas pelos clientes, agora com emissão zero. O eDaily 7,2 toneladas que foi exposto na feira oferece sustentabilidade, tecnologia e confiabilidade de última geração, mantendo a robustez e performance já reconhecida na família Daily.