A Azeite Puro conta com 4 opções de produtos
Texto e fotos: Azeite Puro
O Rio Grande do Sul representa 75% de toda a produção de azeite de oliva do Brasil. Na safra 2021 foram extraídos 448 mil litros da versão extravirgem, alta de mais de 120% em relação à safra anterior. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), as lavouras gaúchas somam 5,9 mil hectares, 321 produtores e 17 lagares, que são as indústrias de extração. A similaridade do clima local com o mediterrâneo, em que predominam invernos frios e chuvosos e verões quentes e secos, é uma das explicações para o êxito. Neste mercado competitivo desponta a marca Azeite Puro, que tem alguns diferenciais importantes, entre eles estar no mesmo paralelo dos melhores olivais europeus. Localizadas em Cachoeira do Sul (RS), a 200 quilômetros de Porto Alegre, as plantações são cultivadas com produtos biológicos e suas colheitas são semi-mecanizadas, com as melhores técnicas de poda. Além disso, a curta distância entre a produção e o envase garante um frescor único e a manutenção das características saudáveis. Para completar, o maquinário é importado e a padronização dos processos de fabricação está de acordo com as normas de higiene da União Europeia. O resultado é um produto extravirgem de altíssima qualidade, com acidez de apenas 0,1.
A linha conta com quatro rótulos, todos à base de três azeitonas. O Blend de Arbequina e Arbosana combina com saladas verdes de média intensidade, carnes brancas e massas com molhos leves. O Koroneiki, por sua vez, casa bem com carnes vermelhas, queijos curados, chocolates e pratos condimentados, enquanto o Picual é indicado para acompanhar comidas e petiscos defumados, massas e risotos com molhos intensos e ainda embutidos. Completa a lista o Coratina, perfeito para receitas que levem especiarias, saladas de folhas amargas, carnes assadas e defumados. Mas engana-se quem pensa que o azeite serve apenas como tempero. Ele pode entrar até na finalização de drinques, por exemplo, e seu uso como ingrediente no preparo culinário, substituindo os tradicionais óleo de soja e manteiga, de menores valores nutricionais, está cada vez mais frequente, principalmente por dar sabor e fazer bem à saúde.
No quesito saudabilidade, aliás, os produtos da Azeite Puros contam com altas cargas de polifenóis, que combatem os radicais livres, e oferecem um complexo vitamínico – A (benéfico para os olhos), K (reduz riscos de desenvolver diabetes), D (contribui para as saúdes cardiovascular e óssea) e E (antioxidante). Fruto de um sonho de José Eugênio Farina, fundador da marca de móveis Todeschini, a empresa começou a operar em 2014, o que demonstra seu pioneirismo, e entregou a primeira safra quatro anos depois, com 2 mil litros. Em 2022, a produção cresceu 10 vezes, e a expectativa é que passe dos 100 mil litros até 2030 na propriedade, que tem área plantada de 200 hectares. Atualmente gerida pelos netos do fundador, a marca já soma medalhas de ouro no Brasil IOOC e no Dubai IOOC, além de ter sido eleita para o Guia Flos Olei dos melhores azeites do Mundo e conquistado o Prêmio Lodo italiano.
Os produtos podem ser encontrados em lojas físicas de São Paulo (como as do Emporium São Paulo, Quitanda e Armazém Cerealista), Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Pará, e na loja virtual do SITE.
0 Comentários