• Falta de produtos em outubro impacta licenciamento de importadoras associadas Ă  entidade;
  • Emplacamento de veĂ­culos de produĂ§Ă£o nacional das associadas tambĂ©m foi negativo;
  • No acumulado dos dez primeiros meses do ano, entre importados e nacionais, desempenho Ă© negativo.

Texto e fotos: Abeifa

As onze marcas filiadas Ă  Abeifa – AssociaĂ§Ă£o Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de VeĂ­culos Automotores, com licenciamento de 3.717 unidades, das quais 2.305 importadas e 1.412 veĂ­culos de produĂ§Ă£o nacional, anotaram em outubro Ăºltimo retraĂ§Ă£o em suas vendas de 36% ante setembro de 2022, quando foram comercializadas 5.806 unidades. Comparado a outubro de 2021, a reduĂ§Ă£o Ă© ainda mais acentuada, de 41,1%: 6.308 unidades contra 5.806 veĂ­culos. Na importaĂ§Ă£o, as 2.305 unidades vendidas significaram queda de 33,6% ante as 3.469 unidades de setembro de 2022, mas alta de 44,3% ante outubro de 2021; enquanto na produĂ§Ă£o nacional – com 1.412 unidades – a baixa de vendas foi de 39,6% ante as 2.337 unidades do mĂªs anterior, e reduĂ§Ă£o ainda mais significativa de 70% em relaĂ§Ă£o a outubro de 2021 (4.711 unidades).

Com esse desempenho de outubro, as marcas associadas Ă  Abeifa anotaram no acumulado do ano 46.661 unidades licenciadas, 23,9% inferior Ă s vendas dos dez primeiros meses do ano passado, que representaram 61.344 unidades.

Participações – Em outubro Ăºltimo, com 3.717 unidades licenciadas (importados + produĂ§Ă£o nacional), a participaĂ§Ă£o das associadas Ă  Abeifa foi de 2,2% do mercado total de autos e comerciais leves (168.474 unidades). Se consideradas somente as 2.305 unidades importadas, as associadas Ă  entidade responderam por apenas 1,3% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 2.337 veĂ­culos, significaram marketshare de 0,8%.

Se considerado o acumulado de janeiro a outubro, as associadas Ă  Abeifa respondem por 2,9%: 42.944 unidades ante o mercado interno brasileiro de 1.563.391 veĂ­culos.