Personagens de icĂ´nicas campanhas de marketing da mais tradicional empresa de lubrificantes e aditivos para motor estĂ£o repaginados e prontos para retornar ao mercado em campanhas

Texto e fotos: Promax

Grande cases de marketing sĂ£o perenes. Trazem a capacidade de se renovar e atravessar gerações. O Detetive Bardahl e a Turminha Brava foram criados no inĂ­cio da dĂ©cada de 1950, nos Estados Unidos e chegaram ao Brasil em 1956. Os comerciais em preto e branco ganharam cores entre os anos 1980 e 1990 e os personagens ganharam ainda mais fama. Agora, mais de 70 anos apĂ³s o nascimento, eles estĂ£o de volta. A campanha intitulada “Turminha Brava O Retorno” foi apresentada na ConvenĂ§Ă£o de Vendas da Promax Bardahl, na sede da empresa, em Cajamar, para, em seguida, ser lançada no mercado. “Detetive Bardahl e a Turminha Brava sĂ£o verdadeiros Ă­cones, fazem parte da histĂ³ria da marca e acreditamos que, uma vez mais, serĂ£o um diferencial na comunicaĂ§Ă£o. Os personagens tĂªm sido repaginados ao longo dos anos, mas sem perder a essĂªncia. E Ă© exatamente isso que estamos fazendo novamente, agora em 2022”, explica Ricardo Galvao, presidente da Promax Bardahl.

A Turminha Brava ficou famosa no Brasil e no mundo pela eterna tentativa de atacar os motores dos carros. PorĂ©m, o Detetive Bardahl sempre aparecia para salvar o dia e impedir a aĂ§Ă£o dos vilões. Ao final de cada pequena histĂ³ria, o herĂ³i empunhava um frasco de um produto, como lubrificante ou aditivo, e encerrava o caso com o bordĂ£o: “Tudo anda bem com Bardahl”. Criados em 1950, pela produtora americana Miller, Mackay, Hoeck & Hartung, a Turminha Brava era formada por Black Carbon, Dirty Sludge, Gummy Rings e Sticky Valves. Para enfrentar a gangue, batizada de Grimer Gang nos Estados Unidos, nasceu Detetive Bardahl. No Brasil, seis anos apĂ³s o lançamento no mercado dos EUA, os personagens foram batizados como Chico VĂ¡lvula Presa, CarvĂ£ozinho, AntĂ´nio Sujo e ZĂ© dos AnĂ©is Presos. O Detetive Bardahl evoluiu, trocando o sobretudo preto por um amarelo. Essa mudança veio na dĂ©cada de 90 e tambĂ©m atingiu os inimigos do herĂ³i, que tiveram uma segunda versĂ£o.

No relançamento da repaginada Turminha Brava, projeto desenvolvido pela AgĂªncia Tangerine, os personagens seguem em constantes e atrapalhadas tentativas de detonar os motores dos veĂ­culos. SĂ£o eles Kidesgaste, Dr. SujĂ£o, CarvĂ£ozinho, Debby Car e Armando Falhas enfrentados pelo Detetive Bardahl. No evento na sede da Promax Bardahl, eles foram apresentados na versĂ£o “live action”, com atores.