• A nova Panigale V4 R adota soluções técnicas anteriormente reservadas para MotoGP e Superbike, como bielas e pistões de titânio "perfurados" com tratamento de superfície DLC;
  • A nova Desmosedici Stradale R na configuração de pista fornece 240,5 cv a 15.500 rpm e continua com o limitador (em sexta marcha) a 16.500 rpm, números extraordinários para uma motocicleta de produção em série;
  • Juntamente com o motor, foi desenvolvido um óleo de desempenho, derivado das formulações utilizadas nas corridas, que contribui para atingir o pico de 240,5 cv de potência máxima.

Texto e fotos: Ducati

O Ducati World Première apresentou a nova Panigale V4 R, ela oferece aos seus entusiastas as soluções tecnológicas mais sofisticadas e refinadas, que aproximam ainda mais a superesportiva de estrada das motos de corrida utilizadas no Campeonato Mundial de SBK.

A nova Ducati Panigale V4 R é reconhecível à primeira vista graças à presença de asas de carbono e pintura inspirada no MotoGP, que integra as placas brancas com o número "1" em evidência. Pela primeira vez, a moto será produzida em uma série numerada com o número progressivo e o nome do modelo mostrados na direção de alumínio billet. O coração da Panigale V4 R é o novo Desmosedici Stradale R de 998 cc, um motor capaz de atingir uma rotação máxima de 16.500 rpm na sexta marcha (16.000 nas outras relações) e entregar uma potência máxima de 218 cv a 15.500 rpm (em conformidade com a norma Euro-5), valores de referência absolutos no panorama das motos superesportivas da mesma cilindrada. A nova Desmosedici Stradale R, apesar de todas as melhorias, apresenta um desempenho ligeiramente reduzido em relação à versão anterior devido à limitação gerada pelo sistema de escape em conformidade com a rigorosa homologação Euro-5. Todo o potencial deste motor, no entanto, é expresso na pista ao encaixar o escapamento de corrida, que permite atingir 237 cv, 3 cv a mais que o antecessor.
O desenvolvimento do motor da nova Panigale V4 R também envolveu a criação de um óleo especial desenvolvido pela Shell em colaboração com a Ducati Corse. O novo óleo de desempenho garante uma redução de 10% no atrito mecânico e leva a um aumento na potência máxima de mais 3,5 cv, que sobe para +4,5 cv no limitador. A formulação deste óleo baseia-se na utilização de aditivos de corrida, específicos para motores de alta rotação equipados com embraiagem a seco. É a embreagem seca, como nos motores do MotoGP e SBK, que permite o uso de aditivos, o que tornaria problemática a transmissão de torque na embreagem em banho de óleo. Esses elementos químicos são adicionados ao óleo base em quantidades e porcentagens específicas para garantir o equilíbrio certo entre desempenho e proteção do motor. Com a combinação de escapamento de corrida e óleo dedicado, a potência máxima da Panigale V4 R pode atingir extraordinários 240,5 hp. Esses números são possíveis graças à adoção de soluções técnicas sofisticadas derivadas do mundo da competição de corrida.

Pela primeira vez numa motocicleta de estrada, são usadas bielas de titânio “perfuradas com pistola”, que são perfuradas longitudinalmente ao longo da haste (orifício de 1,6 mm de diâmetro). Esta solução, que permite a passagem do óleo do cabeçote para a extremidade menor, melhora a lubrificação e a confiabilidade em condições extremas. Os pistões da Desmosedici Stradale R têm uma saia caracterizada pelo tratamento de superfície DLC (Diamond Like Carbon), uma solução utilizada na competição de MotoGP e Fórmula 1, que reduz o atrito entre o pistão e o revestimento e que é aplicada pela primeira vez em uma estrada motor. Os pistões também têm uma nova geometria que os torna 5 gramas mais leves (igual a 2% do seu peso), reduzindo assim as forças de inércia, em benefício da confiabilidade. As outras mudanças envolvem um perfil mais agressivo dos cames de admissão, caracterizados nesta versão por uma elevação maior (1 mm) e combinados com novos chifres de comprimento variável, reduzidos em 5 mm na configuração curta. Esta modificação melhora a respiração em altas rotações e assim aumenta a potência máxima na configuração com escape de corrida. No Brasil o novo modelo estará à venda sob encomenda.