Os três pneus do meio da gama para Austin
Texto e fotos: Pirelli
Os pneus e a pista
- Os três compostos nomeados para Austin são o C2 como White Hard, C3 como Yellow Medium e C4 como Red Soft.
- A superfície irregular da pista pode exigir uma maior altura do carro para o solo, influenciando o desempenho aerodinâmico. As equipes precisarão estudar os dados cuidadosamente para encontrar a melhor configuração.
- O GP dos Estados Unidos teve duas paradas no ano passado, mas agora com uma gama completamente nova de pneus, pode ser uma história diferente, graças ao novo regulamento, as condições climáticas e outras variáveis da pista.
- Como seria o caso no Japão, a segunda sessão de treinos livres vai ser estendida para 90 minutos para se testar os protótipos de pneus slick de 2023 para ajustar os compostos do próximo ano antes que as equipes experimentem as versões definitivas após o GP de Abu Dhabi. Toda a sessão do FP2 será dedicada aos testes de pneus, com a Pirelli definindo os planos de saída. Se uma equipe usar um jovem piloto para o FP1, ela poderá executar seu próprio programa por algum tempo no FP2, antes de se concentrar no teste de pneus pelo restante da sessão. Os pneus protótipos podem ser facilmente reconhecidos, pois não carregam marcações coloridas nas paredes laterais.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: “O Circuito das Américas possui um traçado equilibrado no que se diz respeito às demandas para carros e pneus em termos de tração, frenagem e cargas laterais, mas é principalmente uma pista fluida que os pilotos adoram, mas que apresenta alguns trechos desafiadores que não devem ser subestimados. A pista foi parcialmente recapeada em 2020, com um processo de 'fresagem' também ocorrendo no ano passado para eliminar os solavancos que obrigavam as equipes a aumentar a altura do carro, o que afetava na aerodinâmica. Na primeira sessão de treinos livres, deve haver um alto grau de evolução da pista, por isso será vital para as equipes maximizarem os dados coletados durante o FP3 para definirem a melhor estratégia. A segunda sessão de treinos livres será dedicada aos testes de pneus slick para 2023, se o clima permitir. As condições climáticas em Austin foram extremamente variáveis no passado, então é um circuito onde você precisa estar pronto para qualquer coisa”.
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