A caminho do bi, Max faz a pole em Suzuka, mas a diferença entre os três primeiros é de apenas seis centésimos de segundo

Texto e fotos: Pirelli

O caminho para a pole

  • Max Verstappen foi o mais rápido na qualificação usando o pneu Red Soft do início ao fim. A mesma tática foi copiada pela maioria das equipes, com exceção da Mercedes que usou o Yellow Medium no Q1.
  • As condições permaneceram secas durante todo o treino, com temperatura ambiente de 21º e 23º na pista.
  • Verstappen também foi o mais rápido no FP3 de uma hora de duração, marcando o melhor tempo com o pneu macio. O FP3 foi a primeira vez que as equipes usaram os sliks, elas se concentraram em maximizar o aprendizado e coletar o máximo de dados possíveis com grande variedade de configurações, incluindo longos stints.

  • Como na sexta os treinos foram em pista molhada, as equipes tiveram direito a mais um conjunto de pneus slick para o FP3 que foram devolvidos, conforme o regulamento, isso deu uma oportunidade de uma corrida extra.
  • Vimos que a degradação nos pneus macios e médios parece maior do que o esperado, enquanto a diferença de desempenho entre eles é menor do que a estimativa. Não vimos granulação.
  • O Prêmio Pirelli Pole Position foi dado a Verstappen por Robert Reid, o atual vice-presidente da FIA para Esportes e co-piloto Campeão Mundial de Rally de 2001. Reid, que conquistou seu título ao lado do falecido Richard Burns com pneus Pirelli, está intimamente ligado ao automobilismo japonês, tendo competido por fabricantes como Mitsubishi e principalmente Subaru, com quem conquistou seu campeonato mundial há 21 anos. Em sua antiga função, Reid também esteve envolvido no desenvolvimento de jovens pilotos de rally através do esquema Pirelli Star Driver – organizado em colaboração com a FIA – e ele também é um vencedor anterior do Pirelli International Rally em seu país natal, o Reino Unido, uma rodada do Campeonato Britânico de Rally baseado perto das instalações da Pirelli em Carlisle.

Possíveis estratégias de corrida

  • Com apenas uma hora de treinos livres, as equipes não têm dados de seco para o GP do Japão de 53 voltas. A estratégia mais rápida, na teoria, é de duas paradas, usando pneus Soft e Medium, provavelmente com os médios sendo usados no stint do meio. Soft seguido por dois stints de Medium é outra opção de duas paradas para aqueles que tem dois conjuntos médios restantes.
  • Uma parada também pode ser possível, dependendo da taxa de degradação. Pode ser de Soft para White Hard ou Medium para Hard, que é um pouco mais lenta na teoria, mas requer menos gerenciamento. O que está claro é que todos os três compostos terão papel importante amanhã já que uma ampla variedade de estratégias são teoricamente possíveis.
  • O clima e as condições da pista no domingo decidirão o caminho a seguir. Espera-se que as temperaturas da pista sejam um pouco mais frias que hoje e ainda há chance de chuva.
  • Isso pode favorecer os compostos mais macios, o aprendizado no treino molhado de ontem pode ser extremamente útil.
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