Com piso molhado e depois seco, Leclerc garante a pole

Texto e fotos: Pirelli

O caminho para a pole

  • Charles Leclerc foi o mais rápido na classificação para o GP de Cingapura com o tempo de 1m49.412s com Red Soft, em segundo ficou Sergio Perez e Lewis Hamilton foi o terceiro.
  • O dia foi marcado por chuva intermitente, as equipes usaram tanto os pneus slicks quanto os de chuva no circuito de Marina Bay. A pista pareceu secar mais rapidamente durante o FP3 em comparação com a classificação duas horas depois, ela permaneceu molhada por mais tempo, com isso, as equipes não puderam mudar mais rapidamente para os slick.

  • Com os Cinturato Green Intermediate e os Red Soft usados ​​no Q3, foi possível avaliar o ponto de cruzamento durante a classificação com bastante precisão. Isso parecia ser menor que as estimativas iniciais, em torno de 1m52s. Essa informação pode ser importante para a corrida que pode ser no molhado.
  • Os carros foram para a pista para o FP3 meia hora após o início da sessão, uma vez que a chuva estava menos intensa, algumas equipes passaram rapidamente do Cinturato Blue para os intermediários. Leclerc foi o mais rápido, com o tempo de 1m57.782s.
  • O Prêmio Pirelli Pole Position foi entregue pelo famoso arquiteto Paul Noritaka Tange, da Tange Associates. A empresa fundada por seu pai, Kenzo Tange, projetou edifícios famosos no mundo todo, entre as obras estão o Ginásio Nacional de Tóquio para os Jogos Olímpicos de 1964 e o Centro Aquático Olímpico para os Jogos de 2020. Em Cingapura, Tange foi responsável por uma impressionante variedade de projetos, como o estádio fechado, o Cathay JadeScape e a Lee Kuan Yew Tower, ele é considerado um elo chave na “cooperação mútua” entre o Japão e Cingapura.

Possíveis estratégias de corrida

  • Se continuar seco, a melhor estratégia para o GP de Cingapura deve ser uma parada. Pode começar com os Yellow Medium entre 22 e 28 voltas e trocar pelo White Hard até o fim.
  • Uma alternativa seria o Red Soft entre 18 e 24 voltas e depois o Hard. Existe uma série de fatores externos bem conhecidos que muitas vezes influenciam a estratégia: cada corrida realizada em Marina Bay contou com pelo menos um Safety Car, e hoje, o clima se tornou um ponto de interrogação.
  • Ainda há chance de fortes pancadas de chuva, que são muito mais difíceis de prever do que em outras corridas do campeonato.