Mercedes mais rápida no FP1 e Ferrari no FP2, é a batalha de Zandvoort
Texto e fotos: Pirelli
O que aprendemos
- O pneu de 18" teve bom desempenho na estreia em Zandvoort, com a opção de trazer os três compostos mais duros funcionando exatamente como previsto na exigente pista holandesa, de acordo com os dados recolhidos nos treinos livres.
- As diferenças de desempenho entre os compostos estão atualmente em torno de 1s2 por volta entre o White Hard e o Yellow Medium e 0s7 Medium e o Red Soft. A diferença entre o duro e o médio é bastante alta, mas isso pode diminuir à medida que mais borracha for acumulada na pista e se o clima esperado permaneça estável.
- Existem algumas novas áreas de cascalho “coladas” projetadas para manter os pilotos dentro dos limites da pista este ano, que parecem funcionar bem e não afetam os pneus. As pedras dentro deste cascalho especial são redondas e lisas, mantidas juntas por uma resina epóxi resistente.
- Com a Mercedes conquistando o primeiro e segundo lugares no FP1 e a Ferrari também fazendo uma dobradinha no FP2 (sempre com pneus macios), o cenário parece pronto para um fim de semana imprevisível e disputado. Uma série de bandeiras vermelhas e incidentes fora da pista também interromperam as sessões de corrida de suporte hoje.
Simone Berra - Engenheiro Chefe: "O desempenho de todos os três compostos esteve de acordo com as expectativas, com a diferença entre o Hard e o Medium realmente um pouco menor do que havíamos estimado, o que é uma das razões pelas quais acreditamos que o Hard pode ser um pneu válido para a corrida, com várias estratégias possíveis. A degradação parece administrável, mesmo no pneu Soft, e não vimos nenhum tipo de granulação. A evolução da pista foi bastante alta hoje, inicialmente arenosa, houveram rajadas de vento, que afetaram o equilíbrio dos carros. Um ponto de discussão foi o 'cascalho colado' do lado de fora das curvas 11 e 12, isso pareceu funcionar bem e não vimos efeitos negativos nos pneus".
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