Verstappen faz a pole depois de uma disputa acirrada e enlouquece os torcedores holandeses

Texto e fotos: Pirelli

O caminho para a pole

  • Max Verstappen conquistou a pole position em casa, usando o pneu Red Soft do início ao fim da qualificação, ele ficou na frente de Leclerc e Sainz, os três primeiros tem diferença de menos de um décimo de segundo.

  • Todos usaram o Soft do início ao fim da qualificação, que foi seca e quente, com 30º ambiente e 41º na pista. Amanhã há 40% de chance de chuva.
  • O pneu macio mostrou baixa degradação mesmo com carga total de combustível no FP3.
  • O Prêmio Pirelli Pole Position foi entregue por uma das maiores personalidades do esporte na Holanda, o Rei do Kick Boxing’ Rico Verhoeven. Número um no mundo e considerado um modelo para os jovens em todo o país, Verhoeven também é conhecido embaixador dos valores familiares e da positividade, levando a justiça na luta além dos limites do esporte. Verhoeven é fã de supercarros, ele está terminando um filme com lançamento previsto para o ano que vem.

Possíveis estratégias de corrida

  • O GP da Holanda de 72 voltas é melhor ser feito com duas paradas, mas a parada única não está descartada.
  • Se optar por duas paradas, começar com o Soft é uma boa ideia, pode ser seguido por dois stints com o Medium, se tiver disponível dentro da alocação, ou um stint com Medium e um final com o Soft novamente.
  • Uma parada pode ser de Medium para Hard ou de Soft para Hard. Uma parada Soft-Medium também é possível, mas é preciso muito gerenciamento de ritmo.
  • Começar com o Medium oferece opções diferentes, uma ou duas paradas são possíveis, mesmo se optar depois pelo Soft.
  • Existem algumas variáveis ​​que afetam esses cálculos teóricos, como a quantidade de degradação do pneu macio e a  aderência do duro. Este é um circuito antigo, com pouco escoamento, e a ação até agora sugere que um Safety Car é possível, o que significa um pit stop free. Com a geração de carros e pneus deste ano ajudando a ultrapassar, a posição na pista pode não ter a prioridade que tinha antes, isso deve favorecer algumas estratégias mais agressivas de duas paradas. Mais um ponto, o limite de velocidade no pit lane é menor aqui do que na maioria das pistas, 60 km/h, isso significa que a demora para fazer um pit stop é maior.