Spa-Francorchamps com layout revisado e novos desafios

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • Os três compostos do meio da gama foram escolhidos para Spa: C2 como o White Hard, C3 como Yellow Medium e C4 como Red Soft.
  • O asfalto é novo entre as curvas 2 e 4 e 8 e 9, com os ressaltos removidos e maior aderência.
  • As áreas de escape de cascalho foram adicionadas perto da pista nas curvas 1, 6, 7 e 9. O cascalho apresenta pedras afiadas e também há algumas bordas navalhadas perto das zebras de concreto.

  • Spa é um dos circuitos mais exigentes para pneus do calendário, apresentando cargas laterais particularmente altas. O famoso complexo Eau Rouge-Raidillon é apenas um dos lugares onde os pneus são submetidos a múltiplas forças: empurrados para o solo por downforce e compressão, enquanto fazem curvas ao mesmo tempo.
  • O clima variável é sempre uma marca famosa de Spa, tornando real a possibilidade de uma saída para a pista com os pneus Intermediate ou Full Wet.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: Este ano, Spa passou por algumas das maiores mudanças que vimos desde que começamos a ir para lá na era moderna da Fórmula 1. Mas sabemos o que esperar graças à corrida de 24 horas do mês passado - nosso maior evento do ano em termos de pessoas e pneus – além de algumas amostras de asfalto que coletamos. Ainda temos um novo asfalto em cinco curvas e há algumas novas áreas de escape de cascalho em quatro, que estão muito mais próximas da lateral da pista. Os pilotos precisarão prestar mais atenção aos limites de pista, e também há uma chance maior do cascalho afiado ser arrastado para o traçado. A natureza épica de Spa permanece inalterada, com todos os desafios tradicionais que tornam o circuito tão emocionante.