Confira dicas que podem ajudar o motorista a verificar o desempenho do veĂ­culo e identificar o significado de cada sĂ­mbolo

Texto e fotos: BorgWarner

Observar com atenĂ§Ă£o as luzes do painel de instrumentos Ă© uma boa maneira para verificar o bom funcionamento e o desempenho geral do veĂ­culo. Para saber o motivo das cores serem diferentes, o significado de cada sĂ­mbolo e como proceder caso alguma delas acendam, a Delphi Technologies preparou uma sĂ©rie de dicas que podem facilitar a vida do motorista e tornar mais segura as suas viagens.

De acordo com Lucas Kozma, tĂ©cnico de suporte ao cliente do time de Aftermarket da Delphi, quando a chave de igniĂ§Ă£o Ă© acionada no primeiro estĂ¡gio, todas as luzes do painel se acendem. “Dessa forma, podemos verificar se todas as figuras estĂ£o funcionando adequadamente”, explica. “ApĂ³s um intervalo que varia de trĂªs a dez segundos, elas se apagam, permanecendo acesas apenas as luzes referentes Ă  alguns sistemas do carro”.

Cores das luzes do painel
Kozma informa que as lĂ¢mpadas do painel sĂ£o classificadas pelas cores amarela, vermelha, verde e azul. As amarelas indicam um problema de gravidade moderada. As vermelhas advertem problemas graves. Por conta disso, o veĂ­culo deve ser parado imediatamente, uma vez que o automĂ³vel pode estar com danos graves e prejudicar a segurança dos passageiros. JĂ¡ as lĂ¢mpadas verdes e azuis indicam que algum dispositivo estĂ¡ ligado, por exemplo, farĂ³is, piscas, piloto automĂ¡tico, luz de neblina.

Principais luzes do painel
AlĂ©m das cores, cada luz do painel apresenta um sĂ­mbolo com um significado diferente e cada figura indicarĂ¡ qual parte do veĂ­culo estĂ¡ acionado ou com problemas.

Luz do freio - Indica que o freio de mĂ£o estĂ¡ acionado. Pode apontar um mal funcionamento do freio devido Ă  desgastes de componentes ou falhas no sistema.

Luz de temperatura do motor - Indica aumento da temperatura do motor e, eventualmente, sinais de um problema no sistema de resfriamento. Se esta luz aparecer, poderĂ¡ haver vazamento de lĂ­quido de arrefecimento sob o motor ou vapor saindo pelo capĂ´, pare o veĂ­culo o mais breve possĂ­vel, espere o motor esfriar, verifique e complete o nĂ­vel do fluido de arrefecimento se necessĂ¡rio, observe quaisquer vazamentos sob o motor e se o ventilador do radiador estĂ¡ funcionando corretamente.

Luz do Ă³leo - Indica falha no sistema de lubrificaĂ§Ă£o, ocasionada pelo baixo nĂ­vel de Ă³leo ou falta de pressĂ£o.

Luz de carga da bateria - Indica problemas na bateria do carro, ela tambĂ©m pode indicar inconvenientes no sistema elĂ©trico e tambĂ©m falta de carregamento de energia pelo alternador, caso permaneça acesa, poderĂ¡ dificultar a prĂ³xima partida do motor.

Luz dos airbags - Indica que o sistema de segurança passivo do airbag poderĂ¡ apresentar falhas caso ocorra um acidente. É muito importante ficar atento neste ponto e procurar uma oficina caso essa luz acenda.

Luz de reserva do tanque de combustĂ­vel -  Ela indica que o tanque de combustĂ­vel estĂ¡ na reserva e que o veĂ­culo tem apenas alguns quilĂ´metros de autonomia. Quando isso acontece frequentemente, a temperatura de trabalho da bomba de combustĂ­vel Ă© elevada devido ao menor volume de combustĂ­vel para auxiliar na refrigeraĂ§Ă£o da peça, tambĂ©m pode reduzir a vida Ăºtil do conversor catalĂ­tico.

Luz da injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica - Ela indica algum defeito no motor, nĂ£o Ă© possĂ­vel especificar em qual componente apenas pela luz, mas o veĂ­culo pode apresentar falhas no funcionamento, alto consumo de combustĂ­vel e elevaĂ§Ă£o dos nĂ­veis de emissĂ£o, caso a luz acenda apĂ³s o abastecimento, a central eletrĂ´nica pode nĂ£o ter reconhecido o novo combustĂ­vel, ou ele Ă© simplesmente de baixa qualidade.

Luz do ABS (Antilock brake system) - Esse sistema Ă© responsĂ¡vel por evitar o travamento das rodas em uma frenagem de emergĂªncia, Ă© importante ficar atento se o ABS apresenta alguma irregularidade, que poderĂ¡ ocasionar falhas na frenagem.

Luz do EPS (Electric Power Steering) - Sistema de direĂ§Ă£o com assistĂªncia elĂ©trica, caso haja algum problema no sistema, a direĂ§Ă£o nĂ£o deixarĂ¡ de funcionar, todavia, perderĂ¡ a assistĂªncia, dificultarĂ¡ manobras e a prĂ³pria conduĂ§Ă£o do veĂ­culo.

Luz do ESC (Electronic Stability Control) - O ESC Ă© o controle de estabilidade que utiliza os dados de alguns sensores como: sensor de velocidade de cada roda e sensor de posiĂ§Ă£o do volante para manter o veĂ­culo em sua trajetĂ³ria fazendo a distribuiĂ§Ă£o da frenagem, em cada roda, essa luz acende quando o veĂ­culo Ă© ligado e se apaga apĂ³s alguns segundos, Ă© um sistema de segurança ativo, porĂ©m, se luz permanecer acessa continuadamente, hĂ¡ um problema no sistema. O ESC pode ser desativado por meio de um botĂ£o no painel e uma luz indicarĂ¡ que ele estĂ¡ desligado. Entretanto, recomenda-se esta aĂ§Ă£o apenas quando o motorista estiver em um terreno de baixa aderĂªncia como areia, cascalho ou terra para facilitar a movimentaĂ§Ă£o inicial do veĂ­culo.

Luz do imobilizador - Indica uma falha de comunicaĂ§Ă£o entre uma chave de injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica e a antena instalada no miolo da chave. A antena informa para a central se a chave Ă© a correta. Os desenhos deste sĂ­mbolo podem ser de uma chave apenas, de um carro com uma chave ou um cadeado, caso esteja acesso, pode haver dificuldade de partida e o correto Ă© procurar um chaveiro ou eletricista para verificar o defeito.

Indicador de aquecimento de combustĂ­vel - Indica que o sistema de partida Ă  frio estĂ¡ ativo e aquecendo o combustĂ­vel. O tempo que a figura permanece ligada pode variar de acordo com a condiĂ§Ă£o da bateria e a temperatura do ar e da Ă¡gua, geralmente, a partida do motor Ă© liberada quando ela se apagar e se ela continuar funcionando depois do aquecimento do motor ou enquanto dirige, pode estar acontecendo uma falha no sistema.