La Vie en White, Yellow and Red, Pirelli retorna ao GP da França

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • O White Hard é o composto C2, o Yellow Medium é o C3, o Red Soft é o C4, estes são os três pneus nomeados para o GP de França neste fim de semana em Paul Ricard.
  • O palco do GP da França de F1 é um circuito bastante equilibrado, onde há um pouco de tudo, curvas rápidas e retas de grande aceleração, bem como seções mais lentas e técnicas. Isso tudo coloca cargas de energia média nos pneus, e é por isso que Paul Ricard é considerada uma boa pista para testes. Com 12 metros de largura, há muitas opções quando se trata de linhas e ultrapassagens: todas oferecendo um desafio interessante para os pilotos.
  • A reta Mistral – nomeada em homenagem ao famoso vento francês, que também pode atrapalhar o equilíbrio aerodinâmico dos carros – tem potencial para resfriar os pneus dianteiros. Isso pode afetar a curva Signes, imediatamente depois: a curva mais exigente de todo o circuito, feita de pé embaixo.

  • Sair da pista definitivamente é algo a ser evitado: as distintas marcações tricolores vermelhas, brancas e azuis contêm um material de alta fricção projetado para desacelerar os carros rapidamente, com alto risco de prejudicar os pneus.
  • A estratégia vencedora do ano passado foi a de duas paradas de Max Verstappen. Uma aposta, pois ele foi o único entre os líderes a parar duas vezes, os que estavam atrás dele pararam apenas uma vez. A tática valeu a pena quando o piloto da Red Bull assumiu a liderança novamente uma volta antes da bandeira quadriculada.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: O GP da França deste ano acontece quase um mês depois em relação ao do ano passado, quando choveu na manhã de domingo, então é justo esperar temperaturas mais quentes. A geração de pneus e compostos deste ano é diferente e mais resistente ao superaquecimento do que as versões usadas no ano passado, então teremos que ver como isso afeta a estratégia. Um pouco de história: Paul Ricard foi realmente onde nossos pneus de 18" para a era atual fizeram sua estreia, em um teste com a Renault e o piloto Sergey Sirotkin, em 2019.