Ferrari é a mais rápida nos treinos livres, mas chuva forte virá neste sábado

Texto e fotos: Pirelli

O que aprendemos

  • A Ferrari foi a mais rápida nas duas sessões de treinos livres de sexta, com Carlos Sainz liderando o FP1 e Charles Leclerc o FP2, em ambas ocasiões, eles usaram o pneu Red Soft.

  • As condições foram secas e quentes, apenas um pouco mais frias do que no fim de semana passado na França. No entanto, hoje será muito diferente, com fortes chuvas esperadas tanto para o FP3 como para a qualificação.
  • Os três compostos foram usados extensivamente, principalmente o Soft nas duas sessões. O segundo mais rápido no FP2 foi Lando Norris, com seu companheiro de equipe Daniel Ricciardo em quinto na sessão, para completar uma tarde forte para a equipe.

  • Há um intervalo estimado de cerca de 0s9 entre o White Hard e o Yellow Medium e cerca de 0s6 entre o Medium e o Soft, esta última lacuna em particular evoluirá de acordo com as temperaturas da pista, com as condições mais frias favorecendo o macio.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Com o grau esperado de evolução da pista, vimos alguns tempos rápidos que talvez acabassem superando os da qualificação. Mas com a previsão de chuva forte para sábado, isso provavelmente será hipotético. Com temperaturas mais baixas esperadas no domingo, essa também pode ser uma das razões pelas quais vimos muitos stints com o pneu Soft, o que pode se tornar uma opção válida para a corrida. Quanto mais frio o clima se torna, mais a aderência adicional do pneu macio se destaca. No entanto, isso deve ser compensado pelas demandas mecânicas neste circuito, especialmente com os carros com combustível total no início da corrida. Houve mais desgaste do que o esperado no pneu Hard devido a alguns deslizamentos, enquanto o Medium e o Soft tiveram bom desempenho nessas condições. Como resultado das mudanças climáticas, as equipes enfrentarão algumas decisões estratégicas complexas".