Sainz é o mais rápido nos treinos livres da sexta-feira

Texto e fotos: Pirelli

O que aprendemos

  • Foi uma sexta-feira típica na Inglaterra, com tempo seco e molhado nas duas sessões de treinos livres no rápido circuito de Silverstone. O clima foi um ponto chave, poucos pilotos aproveitaram a sessão molhada do FP1 deixando para sair na da tarde, com Carlos Sainz marcando o melhor tempo do dia com 1m28.942s usando o Red Soft, foi uma sessão muito apertada, as diferenças de tempo dos cinco primeiros ficaram em menos de meio segundo.
  • Apenas os Cinturato Green Intermediate e os Red Soft rodaram no FP1, ficando apenas para o FP2 as equipes testarem adequadamente os pneus levados para a 10ª rodada.

  • Há uma diferença estimada entre 0,6s entre o Soft e o Medium e a mesma entre o Medium e o Hard, embora não se tenha uma grande quantidade de dados, essas diferenças dependem mesmo das condições climáticas, as temperaturas mais baixas favorecem os compostos mais macios.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Quando teremos uma sexta-feira que permita que as duas sessões de treinos livres ocorram exatamente como se deve? Lamento que os espectadores, que sempre são incríveis aqui, não tenham tido a chance de ver tantas voltas no FP1, mas como consolo a pista, que estava molhada no início da sessão, ter secado volta a volta, permitindo que os pilotos experimentem o ponto de cruzamento, que pode ser uma informação muito útil para o resto do fim de semana. Em Silverstone, o clima será um fator determinante, com as diferenças de desempenho entre os compostos e a estratégia sendo muito dependentes da temperatura da pista".