Leclerc segura Verstappen e vence em Spielberg com sobras

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Charles Leclerc venceu o GP da Áustria, levando a Ferrari ao degrau mais alto do pódio mais uma vez após seu companheiro de equipe em Silverstone na semana passada. Esta foi a primeira vitória do monegasco desde a Austrália. Como em Silverstone, esta foi uma corrida emocionante com batalhas, estratégias e surpresas durante todo o fim de semana, com Leclerc encerrando o domínio de Max Verstappen, já que ele havia conquistado a pole na sexta-feira e a vitória na corrida sprint do sábado .
  • Leclerc e Verstappen seguiram uma estratégia idêntica, um stint de abertura com Yellow Medium, dois stints de White Hard e um final com o Medium, aproveitando um safety car virtual.
  • A variedade de estratégias sublinhou o desempenho dos pneus trazidos para Spielberg, os pilotos da Mercedes terminaram em terceiro e quarto com estratégias diferentes, Medium-Hard-Medium para Hamilton e Medium-Hard para Russell, foram três estratégias diferentes entre os quatro primeiros.

  • A maioria fez dois pit stops, tivemos algumas batalhas impressionantes por toda a pista, como a luta de cinco posições entre Mick Schumacher, Fernando Alonso, Kevin Magnussen e Lando Norris, todos trocando de posição ao longo de quase uma volta inteira, com ação limpa e emocionante.
  • Apenas uma semana depois de conquistar o que havia sido seu melhor resultado na F1, o oitavo, Schumacher melhorou duas posições e terminou em sexto usando a estratégia Medium-Hard-Hard.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Estamos felizes com a corrida de hoje, todos os três compostos mostraram versatilidade e desempenho em diferentes carros e configurações ao longo dos três dias deste fim de semana de sprint em um circuito único como Spielberg. Isso acontece uma semana depois de Silverstone, os dois circuitos que não poderiam ser mais diferentes, mas onde a combinação de carros e pneus garantiu um grande show. O médio mostrou excelente desempenho, enquanto a degradação no duro foi maior do que o esperado, provavelmente porque as equipes não tiveram tempo de experimentá-lo completamente em condições de corrida durante os treinos livres, devido à natureza condensada do fim de semana de sprint. Muito da degradação vista hoje também se deve ao tráfego nesta volta curta, pois quando os carros estão lutando, eles consomem mais energia de seus pneus. Estou feliz com todos os comentários positivos sobre o trabalho feito por todos aqui e em nossa base em Milão, mas não há tempo para descansar, permanecemos no Red Bull Ring para nosso último teste de desenvolvimento de 2023, envolvendo quatro equipes ao longo de terça e quarta-feira".

Campeonato