Charles Leclerc é o mais rápido nos treinos livres com os P Zero Red Soft

Texto e fotos: Pirelli

O que aprendemos

  • Leclerc foi o mais rápido nos treinos livres liderando o tempo do FP2 com o P Zero Red Soft, Sergio Pérez foi o mais rápido no FP1 com o mesmo composto.
  • Os carros foram afetados por rajadas de vento que também mudaram de direção, alterando o equilíbrio aerodinâmico. As temperaturas ficaram em torno de 25º ambiente e 34º na pista durante o segundo treino.
  • O desafio em Baku, com suas longas retas e curvas fechadas, normalmente é equilibrar as temperaturas dos pneus na dianteira e na traseira. Nas condições de hoje, com os pneus de 18" não tiveram esses problemas, todos os pilotos conseguiram um aquecimento consistente e sem granulação.

  • No momento, há uma diferença de desempenho estimada em cerca de 0s6 segundos entre o Hard e o Medium, bem como entre o Medium e o Soft. No entanto, o alto grau de evolução da pista torna difícil ter uma imagem precisa, o tempo de referência de Leclerc no FP2 ficou acima de dois segundos mais rápido que o melhor tempo de Perez no FP1.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Os pneus se comportaram como esperado hoje, sem granulação e com desempenho consistente. Normalmente, a sessão de FP2 é mais representativa da corrida do que o FP1, mas aqui o FP1 e o FP3 acontecem no mesmo horário da corrida, já o FP2 é no mesmo horário da qualificação. Isso pode ter um efeito no programa de amanhã, mas é interessante notar que todas as equipes se concentraram muito nos pneus Soft e Medium em ambas as sessões, com pouco uso do Hard, o que já dá uma indicação das prováveis estratégias".