Novo Proconve P8 ou Euro 6, que entrará em vigor em 2023 no Brasil para veículos diesel, utilizará duas tecnologias que exigem uso do Arla 32

Texto e fotos: Usiquímica

Presente no Brasil desde 2012 com a chegada do Euro 5 – Proconve P7, que visa diminuir as emissões de poluentes em veículos a diesel, o Arla 32 (líquido, incolor, altamente clarificado que contém água desmineralizada e 32,5% de ureia) estará presente cada vez mais nos novos motores dos pesados que atenderão as normas do Euro 6, previsto para entrar em vigor no Brasil a partir de 2023.

O Euro 6 – Proconve P8 terá exigência ainda maior na questão de redução de gases emitidos pelos veículos a diesel. Segundo Alberto Freitas, gerente da área automotiva, além do já existente sistema EGR - Recirculação de Gases de Exaustão, que reduz a emissão de NOx por meio da diminuição da temperatura interna da câmara de combustão ao promover a recirculação de parte dos gases de escape, continuará a demandar o SCR - Sistema de Redução Catalítica, que faz a conversão química dos óxidos de nitrogênio em água e nitrogênio. Ambos os sistemas utilizados em veículos a diesel pesados, que estarão dentro dos padrões Euro 6, utilizarão o Arla 32. Segundo Freitas, a exigência com redução de gases aumentou e há previsão das montadoras aplicarem essa tecnologia em outras categorias de veículos, ente eles, comerciais leves, picapes e SUVs a diesel. “O Euro 6 faz a combinação das duas tecnologias EGR e SCR porque há preocupação ainda maior para diminuir os níveis de poluentes. Por isso, o mercado do Arla 32 tem boas perspectivas de crescimento”, explica Freitas.