A coluna volta com novos destinos, desta vez a cidade de Aparecida é o destaque com o seu Santuário

Texto e fotos: Adolfo Stulman

Viajando do Rio para São Paulo é impossível não notar o tamanho do Santuário Nacional situado em Aparecida, cidade cortada pela Via Dutra no Estado de São Paulo.

Com seus 143 mil metros quadrados de área construída, a basílica é a segunda maior do mundo só ficando atrás da Basílica de São Pedro, em Roma. Desde de 1717, quando surgiu a imagem de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba do Sul, aquela pequena vila de pescadores se transformou no maior centro de peregrinação religiosa da América Latina. Com pouco mais de 40 mil habitantes Aparecida recebe centenas de milhares de visitantes que vêm peregrinar e conhecer suas atrações turísticas. Que são muitas.

O ponto de partida é a Igreja Matriz construída em 1745 em estilo barroco. Ela fica na praça que reúne, além do Seminário Bom Jesus, a Igreja de São Benedito. Numa pequena caminhada chegamos à Rodoviária e ao acesso à Passarela da Fé com seus 389 metros de comprimento que liga o centro ao Santuário Nacional. É preciso mais que um dia para conhecer esse imenso complexo que reúne museus, praças de alimentação, Centro de Convenções e o Centro Apoio ao Romeiro, além da Basílica que oferece visita à sua cúpula e museu.

Outros atrativos ligados ao Santuário são os bondinhos aéreos que vão ao Morro e ao Mirante do Cruzeiro que abriga um pequeno museu e uma lanchonete; o Memorial da Devoção com seu museu de cera e o cine Padroeira que apresenta cenas em 3D do encontro da imagem e dos milagres atribuídos à Nossa Senhora; o Aquário da cidade e não muito distante dali a Estação Ferroviária onde os turistas encontram lojas, restaurantes e alguns serviços. É dessa estação que o Trem do Devoto leva os fiéis até o Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora no século XVIII. Ao lado desse porto fica a Marina Recanto que oferece passeios de balsa pelo rio Paraíba do Sul. Existe a opção de se fazer esse mesmo trajeto a pé pelo Caminho do Rosário que possui 128 esculturas a céu aberto.

EcoMAPP Hotel
Como a cidade é um centro que atrai religiosos de todas as partes do país e também do exterior, a oferta de hotéis é grande. A maioria é de pequeno porte com exceção do Hotel Rainha da Paz que pertence do Santuário Nacional. Com 68 acomodações, o EcoMAPP Hotel é uma excelente opção de hospedagem. Ele oferece quatro tipos de hospedagem: quarto individual, duplo, triplo e quádruplo.

O hotel fica numa das entradas da cidade e se destaca por ser feito de contêineres totalmente decorados com motivos automotivos. O EcoMAPP tem academia, sauna, piscina aberta, piscina e parquinho infantil, bar, churrasqueira e restaurante à la carte. O café da manhã é bem servido numa área onde todo o mobiliário é feito de partes de veículos.

Logo na entrada do hotel o hóspede já vê alguns carros antigos em exposição e até uma bomba de gasolina que enfeita uma das entradas da recepção. Sua localização privilegiada dá acesso fácil à entrada do Santuário de Nossa Senhora da Aparecida que nos dias de festejos religiosos costuma lotar as ruas de carros e ônibus com seus fiéis.

Fomos conhecer a cidade de Aparecida e o Santuário Nacional testando o novo modelo da Fiat, o Pulse Audace Turbo 200, para conhecer este modelo com mais detalhes CLIQUE AQUI.

Assista ao vídeo de apresentação