O compacto 100% elĂ©trico Ă© moderno, bem equipado e estĂ¡ na vanguarda da tecnologia, o problema ainda Ă© o preço
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
O mundo estĂ¡ mudando muito rĂ¡pido, as pessoas parecem ter criado uma maior consciĂªncia sobre como cuidar melhor do planeta, o automĂ³vel, que sempre foi considerado vilĂ£o por poluir demais, vĂª aproximar-se muito rapidamente uma nova era e com ela uma geraĂ§Ă£o de carros que, desta vez, sĂ£o movidos Ă eletricidade.
NĂ£o Ă© uma transiĂ§Ă£o simples por conta da grande tecnologia necessĂ¡ria pra a confecĂ§Ă£o desses novos modelos, nem mesmo por causa do descarte das baterias, mas sim e principalmente pelo modo de dirigir, os carros elĂ©tricos tĂªm particularidades que impactam no consumo e autonomia, fato Ă© que, nĂ£o se pode guiar esse carro como se fosse com motor a combustĂ£o. Durante uma semana eu pude avaliar o JAC E-JS1, Ă© o primeiro modelo da montadora chinesa desenvolvido em parceria com a Volkswagen, os alemĂ£es participaram ativamente e com total supervisĂ£o no desenvolvimento do city-car da JAC.
Tratado como carro do futuro, o JAC E-JS1 Ă© a oitava geraĂ§Ă£o de modelos 100% elĂ©tricos da JAC Motors, pesa menos de 1,2 toneladas, tem motor com 62 cv de potĂªncia, 150 Nm de torque, baterias com cĂ©lulas de fosfato de ferro-lĂtio com capacidade mĂ¡xima de 30,2 kWh, autonomia inicial de 302 km com carga completa e vai de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, isso Ă© muito rĂ¡pido!
AĂ vocĂª me pergunta, e o cĂ¢mbio? NĂ£o tem, a alavanca apenas indica a direĂ§Ă£o: D para frente, R para trĂ¡s, N neutro ou P, que aciona o freio de estacionamento e prepara para desligar o carro. Para entender melhor imagine que, a grosso modo, funciona como um carrinho de autorama, vocĂª acelera ele vai em frente, vocĂª desacelera ele começa a parar e, de quebra, começa a regenerar energia para recarregar a bateria. Ah, sim, ele tem freios regenerativos como os da FĂ³rmula 1, usando a tecnologia do Kers, que tambĂ©m ajudam a carregar mais as cĂ©lulas.
O JAC E-JS1 lembra muito o J2, mas trata-se de outra proposta de carro, o design Ă© inteligente e interessante, na frente tem lanternas trapezoidais invertidas, para-choque com farĂ³is de neblina, luzes diurnas, lanternas traseiras quadradas, todas com tecnologia LED, rodas com pneus 165/65 R14, mede 3,65m de comprimento por 1,67m de largura.
É um carro ideal para usar na cidade, cabe em qualquer lugar, alguns mercados e shoppings oferecem recarga no perĂodo de compras. Dirigir Ă© uma delicia, o barulho do mundo fica realmente do lado de fora, dentro da cabine apenas o ar-condicionado funcionando e o som de alguma rĂ¡dio sintonizada. Tendo em mente que se trata de um automĂ³vel muito diferente na conduĂ§Ă£o, o JAC E-JS1 depende muito no peso que vocĂª tem no pĂ©, na verdade o seu medidor de desempenho e economia Ă© a porcentagem de carga da bateria, a autonomia Ă© muito relativa, por cauda de vĂ¡rios fatores, mantendo o marcador acima dos 60% de armazenagem, nĂ£o Ă© necessĂ¡rio se preocupar em fazer recarga.
O JAC E-JS1 tem muita tecnologia embarcada e os itens de conforto sĂ£o os mesmos que conhecemos de outros modelos, o quadro de instrumentos atrĂ¡s do volante Ă© uma tela de TFT de 6,2 polegadas com informações de velocidade, carga de bateria, consumo instantĂ¢neo, autonomia. NĂ£o hĂ¡ controles ou comandos no painel frontal, tudo Ă© acionado pela central multimĂdia com tela de 10,25”, Android Auto e Apple CarPlay, cĂ¢mera de rĂ©, conexĂ£o Bluetooth, MP3, entrada USB, monitoramento e utilizaĂ§Ă£o dos sistemas de propulsĂ£o e regeneraĂ§Ă£o de baterias, autonomia remanescente, carga de kWh recuperada, comandos de climatizaĂ§Ă£o, volante multifuncional com funções do rĂ¡dio, tecla para atender ao telefone celular, acionamento do Cruise Control e computador de bordo.
O consumo Ă© relativo, pois aprendendo a regenerar energia vocĂª vai recarregar as baterias em espaço de tempo maiores, durante o perĂodo de avaliaĂ§Ă£o, eu rodei 135 km e utilizei 35% da carga disponĂvel, pelo mesmo tempo, eu deveria ter rodado 105 km, ganhei 30 km apenas regenerando energia, ou seja, nessas condições que consegui, eu faria a recarga apĂ³s 14 dias de utilizaĂ§Ă£o, ou 270 km, e ainda teria 30% ainda sobrando.
E quanto Ă© isso em dinheiro? Usando dados da AgĂªncia Nacional de Energia ElĂ©trica para o ano de 2022, pelo pior cenĂ¡rio que Ă© Bandeira Vermelha 2, condições muito desfavorĂ¡veis, o preço Ă© de R$ 9,33 a cada 100 kWh consumidos, ou seja, carregar a bateria completamente descarregada vai custar em torno de R$ 2,85, Ă© pouco mais da metade do preço de um litro de Etanol comum na cidade de SĂ£o Paulo.
Mas nem tudo sĂ£o flores, os carros elĂ©tricos ainda sĂ£o caros no mundo todo, no Brasil, o importador oferece o JAC E-JS1 com preço fechado de R$164.900, acompanha o carregador portĂ¡til, mas frete, pintura e wallbox nĂ£o estĂ£o inclusos, tem revisões com preços reduzidos, garantia de 5 anos sem limite de quilometragem, jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias da marca para se fazer um Test Drive e claro, se vocĂª gostar pode ter certeza que vai fazer parte de uma nova geraĂ§Ă£o de motoristas, acredite!
Ficha TĂ©cnica
Especificações |
E-JS1 |
Dimensões totais - Comp. X Larg. X Alt. (mm) |
3650 x
1670 x 1540 |
Entre eixos (mm) |
2390 |
Altura livre do solo (mm) - carregado |
130 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1180 |
Peso Bruto Total (PBT) (kg) |
1630 |
PotĂªncia mĂ¡xima |
45 kW /62 cv |
Torque mĂ¡ximo (Nm) |
150 |
Velocidade mĂ¡xima (km/h) |
110 |
Tempo de aceleraĂ§Ă£o (0-100km/h) (s) |
10,7 |
TraĂ§Ă£o |
2WD -
TraĂ§Ă£o dianteira |
Tipo de bateria |
Fosfato de Ferro-LĂtio |
Capacidade total de energia da bateria (kWh) |
30,2 |
Autonomia (km) |
302 (NEDC) |
Tempo de carregamento EstaĂ§Ă£o de recarga WallBox |
5h00 |
Tempo de carregamento EstaĂ§Ă£o de
recarga (rĂ¡pido) 0 - 100% (Corrente ContĂnua - potĂªncia de 50 kW) |
40 min |
PadrĂ£o de Tomada de carregamento Corrente Alternada
e corrente contĂnua |
GB/T |
Porta malas (L) |
121 |
Pneus |
165/65
R14 |
Roda de liga leve |
14" |
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