Pneus do meio da gama para Miami, a Fórmula 1 tem novos caminhos
Texto e fotos: Pirelli
Os pneus e a pista
- Para a primeira visita ao circuito de rua de Miami, a Pirelli escolheu os três pneus do meio da gama: P Zero White Hard é o C2, P Zero Yellow Medium é o C3 e P Zero Red Soft é o C4, esta combinação é a mais utilizada durante todo o ano e também a mais versátil.
- O Autódromo Internacional de Miami, de 5,41 quilômetros, fica no Hard Rock Stadium Complex em Miami Gardens, casa do Miami Dolphins, tem 19 curvas, 3 retas, mudanças de elevação e uma chicane. Espera-se que as velocidades máximas fiquem em torno dos 320 km/h, com média de 223 km/h e com aceleração máxima por aproximadamente 58% da volta. As curvas 11 e 17 são os dois principais pontos de ultrapassagem, sáo três zonas DRS.
- Com o 11º local a sediar um GP nos EUA, sendo esse totalmente novo para todos, a Pirelli teve que confiar em dados de simulação para obter as indicações dos pneus. Esta informação indica que os do meio da gama serão os mais adequados para a corrida de 57 voltas. O asfalto é liso e oferece uma aderência razoável, as forças de trabalho nos pneus são intermediárias.
- O asfalto novo provavelmente levará a um alto grau de evolução da pista, especialmente no início do fim de semana, tendo o Porsche Challenge e a W Series como eventos de apoio. O clima pode ser imprevisível, com temperaturas ambientes em torno de 20 graus, mas há risco bastante alto de chuva e vento na costa da Flórida nesta época do ano.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: “Houve um grande burburinho em torno do primeiro GP de Miami, onde a pista tem algumas semelhanças com Jeddah, embora algumas partes são mais lentas e mais técnicas do que na Arábia Saudita, especialmente na seção das curvas 11 a 16. O resto é um traçado muito rápido, em sentido anti-horário, que coloca ênfase nos pneus do lado direito do carro. Esperamos a habitual evolução rápida da pista em uma superfície lisa com o novo asfalto, mas ela foi lavada com jato de alta pressão, isso significa que deve oferecer uma boa aderência desde o início. Por ser um traçado veloz, os carros provavelmente usarão uma configuração de downforce de baixa a média, que pode levar a um pouco de escorregamento nas curvas de alta velocidade quando os carros estiverem com os compostos duros. Para qualquer pista nova, nossa escolha tende a ser conservadora, então será interessante confrontar as simulações com os dados reais”.
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