De volta à Europa com os compostos mais duros da gama

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • A Pirelli traz os pneus mais duros da gama para a corrida onde é patrocinadora principal na Espanha, com o C1 como o P Zero White Hard, o C2 como o P Zero Yellow Medium e o C3 como o P Zero Red Soft. É uma escolha bastante direta, a mesma do ano passado, embora usando uma família de pneus totalmente nova, com as demandas do circuito de Barcelona são muito conhecidas dos testes e corridas anteriores. Isso inclui a longa curva 3 e a curva 9 que colocam muita energia nos pneus.
  • As equipes estiveram em Barcelona em fevereiro, há três meses, para testes de pré-temporada. No entanto, existem três grandes diferenças a serem consideradas: primeiro, as equipes se concentraram em testar compostos no meio da gama na época, e não os duros; em segundo lugar, as condições meteorológicas eram muito mais frias; e em terceiro lugar, os novos carros estavam em suas especificações de lançamento mais básicas. Os carros evoluíram consideravelmente desde então, e será interessante ver o quanto realmente é essa melhoria com as atualizações mais recentes.

  • Com Barcelona sendo um circuito muito usado, não haverá uma grande evolução da pista esperada ao longo do fim de semana, graças também a uma agenda lotada de corridas de apoio. As temperaturas devem ser secas e quentes, aumentando as altas exigências impostas aos pneus. A pista em si está inalterada em relação ao ano passado, quando a curva 10 foi modificada, aumentando ligeiramente o comprimento total do circuito.
  • A estratégia vencedora do ano passado foi a de duas paradas, que é tradicional para Barcelona, ​​com Lewis Hamilton venceu largando da pole e usando a estratégia Soft-Medium-Medium. Soft-Medium-Soft foi a estratégia usada por todos os que completaram a prova de 2º a 8º.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: “É difícil falar algo sobre Barcelona é possivelmente o circuito mais conhecido do calendário para os pilotos, com seu amplo layout que o torna um local perfeito para testes. Tem um pouco de tudo, com o setor final muito técnico sendo particularmente importante quando se trata de cuidar dos pneus. As equipes terão uma boa oportunidade de avaliar o progresso que fizeram com seus carros desde o início da temporada, embora as condições climáticas sejam muito mais quentes e provavelmente haverá muito mais uso dos pneus duros do que houve nos testes, que talvez sejam a chave para a corrida. No passado, Barcelona era tradicionalmente uma prova de duas paradas, por isso será interessante ver se a nova geração de pneus este ano leva alguém a tentar uma parada”.