Leclerc é pole na dobradinha da Ferrari, as condições do tempo são incertas para domingo

Texto e fotos: Pirelli

O caminho para a pole

  • Foi a quinta pole position em sete corridas para Charles Leclerc, que usou o pneu P Zero Red Soft do início ao fim da qualificação, assim como todos os pilotos.
  • As condições foram secas e quentes durante toda a sessão, as posições de largada historicamente tem influência vital no resultado da corrida em Mônaco, a qualificação começou com temperatura de 30º ambiente e 45º na pista.
  • A qualificação terminou 30s mais cedo após um engavetamento, as tentativas finais do Q3 não puderam ser concluídas, houve também uma rápida bandeira vermelha no Q1, que foi a outra interrupção. Os pilotos envolvidos na colisão no Q3 foram Carlos Sainz e Sergio Perez, eles largam em segundo e terceiro do grid, respectivamente.
  • O Prêmio Pirelli Pole Position foi entregue por Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media Corporation, proprietária da Fórmula 1.

Possíveis estratégias de corrida

  • O GP de Mônaco, de 78 voltas, é comparado a um giro da roleta no cassino do Principado e a corrida de amanhã pode ser mais confusa pois existe previsão de chuva.
  • A única certeza é que deve ser uma corrida de apenas um pit stop em circunstâncias normais, no entanto, o desgaste é ligeiramente superior ao esperado, embora a degradação seja controlável. Como resultado, o Hard se torna um pneu de corrida viável, dando às equipes muitas opções no tempo de parada e aos compostos a serem usados.
  • Há uma alta probabilidade de Safety Car em Mônaco, por isso as equipes pretendem capitalizar esses momentos para um pit stop a mais, o problema é que essas ocorrências são imprevisíveis.
  • A estratégia teoricamente mais rápida seria começar com o P Zero Red Soft e depois mudar para o P Zero White Hard até o fim, mas começar no P Zero Yellow Medium e terminar também no Hard é muito próximo disso, com o bônus é oferecer uma flexibilidade maior, por causa da a taxa de desgaste.
  • Se chover, porém, é outra história, existe potencial de se fazer a corrida inteira com apenas um conjunto de pneus Wet ou Intermediate.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Do nosso ponto de vista, foi uma qualificação direta, com o pneu Soft sendo usado do início ao fim e sem interrupções significativas, apesar das bandeiras vermelhas no início e no final. A pista continuou a evoluir, então, encontrar uma lacuna no tráfego na hora certa era, como sempre, a chave hoje. Embora houvesse um pouco mais de cobertura de nuvens do que vimos anteriormente, as temperaturas ainda estavam bastante altas. Agora o foco muda para a corrida, com previsão de chuva e talvez temperaturas mais baixas. Aconteça o que acontecer, uma variedade de estratégias será possível, com todos os três compostos já mostrando que eles têm um papel importante a desempenhar. O Soft foi essencial para a qualificação, mas com o desgaste observado, os pneus Medium e Hard provavelmente serão o foco da corrida".