Perez vence o confuso GP de Mônaco e Verstappen aumenta a vantagem no campeonato, a Red Bull faz a festa

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Mônaco produziu uma daquelas corridas malucas as quais fazem a fama do principado, com os pneus Full Wet, Intermediate e slick usados, em um momento os três compostos estavam na pista. A corrida foi vencida por Sergio Perez que saiu do terceiro lugar do grid e fez três em uma pista de condições extremamente variáveis. A corrida teve 64 voltas, terminou no limite de tempo, resultado de atrasos anteriores.
  • A corrida teve um Safety Car seguido de uma bandeira vermelha, somando-se a isso a complicação estratégica causada pela pista seca. Todos os pilotos começaram a corrida com o Full Wet e largaram atrás do Safety Car, quando a pista secou ​​muitos trocaram para o Intermediate, o momento dessa primeira parada se tornou muito influente no resultado final.

  • A chuva forte e imprevista antes da largada fez com que a corrida começasse com 21º ambiente e 31º na pista, mais frio que nos dias anteriores. Pilotos e equipes tiveram que reagir às mudanças das condições à medida que as encontravam, ficando em aberto sobre mudar para o Intermediate ou Slick após o primeiro stint com Full Wet.
  • Uma bandeira vermelha na segunda metade da corrida transformou a prova em um sprint até o final, os pilotos foram autorizados a trocar os pneus nos boxes. A escolha foi influenciada não apenas pelas condições do tempo, mas também pelos pneus que cada piloto tinha à disposição.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Esta foi uma daquelas corridas imprevisíveis de Mônaco em que a estratégia era ditada por quem reagia melhor às mudanças, aqueles que se arriscavam às vezes eram recompensados. A mudança do clima após dois dias de sol acrescentou uma série de complicações ao que deveria ter sido uma estratégia de corrida razoavelmente simples, com a decisão sobre quando tirar o pneu Full Wet e qual colocar em seguida. Além disso, havia uma série de fatores imprevisíveis, como o Safety Car e a bandeira vermelha, que exigiam decisões ainda mais imediatas, influenciadas também pelos pneus que os pilotos tinham à disposição. A decisão de Perez de usar o Medium para o stint final ajudou a selar a vitória na corrida embora também tivesse que gerenciar os pneus nas voltas finais. Todos os pneus da nossa linha de Fórmula 1 foram usados ​​durante esta corrida, com todos apresentando um bom desempenho na pista mais apertada e implacável da temporada".

Campeonato