Leclerc faz a primeira pole de Miami e a Ferrari larga nas duas primeiras posições, o melhor tempo foi com o pneu Soft

Texto e fotos: Pirelli

O caminho para a pole

  • Charles Leclerc liderou a dobradinha da Ferrari na qualificação, todos os carros usaram o pneu P Zero Red Soft do início ao fim da sessão. O Monegasco estabeleceu a volta mais rápida para o novo circuito de Miami no Q3 com 1m28.796s, esse tempo foi próximo do previsto para a pole usando dados de simulação.
  • A qualificação começou às 16h com temperatura ambiente de 39º e 58º na pista, condições semelhantes ao FP3 de hoje quando Sergio Perez foi o mais rápido usando o pneu Soft.
  • Os pneus tiveram um desempenho em linha com as expectativas apesar das condições meteorológicas extremas do fim de semana, é o mais quente deste ano. Por causa do tráfego e a rápida evolução da pista, muitos pilotos optaram por fazer várias voltas com o mesmo conjunto de pneus, sem queda no desempenho.
  • O Prêmio Pirelli Pole Position foi entregue pelo ator de Hollywood Michael Douglas, uma das muitas celebridades presentes no Grand Prix mais glamoroso do ano até agora. Douglas, duas vezes vencedor do Oscar, é torcedor da Fórmula 1 e estrelou muitos filmes que parecem apropriados para este fim de semana, como Made in America, Traffic e Wall Street.

Possíveis estratégias de corrida

  • A estratégia será muito difícil de definir por uma série de razões: não existem dados de corridas anteriores, todas as sessões de treinos até agora foram interrompidas por bandeiras vermelhas e o clima varia entre extremamente quente e muito úmido em uma pista ainda evoluindo.
  • É provável que a escolha seja por duas paradas, o que vai influenciar é o desgaste dos pneus durante a corrida. Com vários pilotos já tendo visitado o muro, parece provável que vermos um safety car em algum momento.
  • Não existe mais a obrigação de largar com os pneus com os quais marcaram o melhor tempo no Q2, então a opção mais flexível será começar com o Medium e depois ir para o Hard, isso deixa aberta a possibilidade de um stint final com o Medium novamente ou mesmo com o Soft, se a parada for perto do final da corrida.

Pneus disponíveis

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi uma sessão muito disputada onde vimos o conceito de recuperação de aderência que construímos nos pneus, a capacidade de completar várias voltas antes de um período de resfriamento e, em seguida, ser capaz de empurrar novamente com toda a aderência recuperada e sem perda de desempenho. Isso ficou particularmente evidente na estratégia da Ferrari, Leclerc completou três voltas no Q1 com o mesmo conjunto e Sainz quatro. Eles então fizeram três voltas cada no Q2 e duas no Q3, as temperaturas de pista são as mais quentes que vimos durante todo o ano. A estratégia de amanhã não é simples, mas parece que duas paradas será a mais rápida, com todos os compostos tendo um papel importante".