Pneu e carro vermelho, Leclerc larga na pole no GP da Espanha

Texto e fotos: Pirelli

O caminho para a pole

  • Charles Leclerc conquistou a quarta pole position na temporada com o pneu P Zero Red Soft, ele deu apenas uma volta em cada sessão, além do Q3, para economizar e ter um conjunto de Soft para a corrida. Sua volta única no Q2 foi com pneus Soft usados, era o mesmo conjunto que ele havia usado no Q1. Leclerc foi o mais rápido em todas as sessões de treinos livres e também na qualificação, exceto no Q2.
  • A sessão começou com altas temperaturas, 37º ambiente e 48º na pista, por isso é importante gerenciar os pneus neste circuito.
  • Apenas o pneu Soft foi usado durante a qualificação e por todos os pilotos, com vantagem de pouco mais de um segundo por volta em comparação ao P Zero Yellow Medium.
  • O prêmio Pirelli Pole Position foi dado a Leclerc pelo pai de seu companheiro de equipe, Carlos Sainz Sênior. Sainz é bicampeão mundial de rally com a Pirelli, ele venceu o Rally da Catalunha, realizado em etapas perto de Montmelo, pela primeira vez há exatamente 30 anos, é uma das 26 vitórias ao longo da carreira exemplar.

Possíveis estratégias de corrida

  • A estratégia mais rápida para o GP da Espanha de 66 voltas são duas paradas, até mesmo três não estão fora de questão, mas qual das duas paradas será mais rápida? A melhor opção é começar a corrida com o pneu Medium, para garantir um primeiro stint razoavelmente longo, mas depois vai depender dos pneus que cada piloto deixou em sua alocação.
  • O P Zero Red Soft tem a vantagem de mais velocidade que o médio, mas com vida útil mais curta, isso pode torná-lo atraente para quem tem bom ritmo de corrida. O pneu P Zero White Hard também pode ser uma opção, embora seja mais de um segundo por volta mais lento que o médio.
  • Teoricamente, a mais rápida é Medium-Medium-Soft, a segunda é Medium-Soft-Soft, existem algumas estratégias de três paradas que também podem funcionar. Medium-Hard-Soft, usando os três compostos, é uma opção interessante, mas será mais rápido, teoricamente, evitar o Hard.
  • Não existe probabilidade alta de safety car na Espanha e as temperaturas devem estar um pouco mais quentes que hoje. Tudo isso pode empurrar as equipes a usar os compostos mais duros, dados os níveis de degradação vistos até agora nos treinos livres.

Pneus disponíveis

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Foi uma sessão de qualificação quente e dura, onde a gestão do pneu Soft foi crucial para extrair o máximo de performance. Não apenas isso, mas a estratégia desempenhou um papel importante e o risco calculado de Leclerc de completar apenas uma volta no Q2, decisão que também tomada pela Mercedes, poderia lhe dar algumas opções diferentes. A degradação será definitivamente um fator amanhã, com temperaturas previstas para serem talvez ainda mais quentes do que hoje, então esta será provavelmente a corrida mais desafiadora do ano para pneus, onde gerenciamento e estratégia serão a chave para o sucesso. Uma coisa interessante que vimos hoje foi o FP3, muitas vezes é usado na preparação para a qualificação, hoje vimos as equipes otimizando a configuração e o equilíbrio por causa da degradação vivida ontem".