Pirelli volta para casa com três compostos no meio da gama

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • A Fórmula 1 retorna a Ímola, uma das duas corridas na casa da Pirelli, com os pneus C2, C3 e C4 indicados para o GP da Emília-Romanha como P Zero White Hard, P Zero Yellow Medium e P Zero Red Soft, respectivamente. Esta é a mesma nomeação que foi feita no ano passado, embora os compostos sejam, obviamente, diferentes com a última geração de pneus de 18".
  • Os pneus são totalmente novos, mas a pista de Ímola está exatamente como no ano passado, estreita e com uma sensação “à moda antiga”. O asfalto data de 2011, o que faz a superfície de 11 anos ser razoavelmente abrasiva. É por isso que não vemos o mesmo intervalo entre médio e macio que tivemos na Austrália há algumas semanas, a superfície mais “madura” em Ímola gera mais aderência e, portanto, mais calor nos pneus, exigindo um composto mais macio e robusto.

  • As forças que atuam nos pneus são geralmente iguais entre laterais e longitudinais, tornando a pista fluida, fazendo com que os pilotos precisem encontrar um bom ritmo. É particularmente importante obter uma boa tração na última curva, a Rivazza, para entrar bem na reta de largada/chegada antes de uma área de forte frenagem na primeira curva que é um ponto-chave de ultrapassagem.
  • Ímola marca a primeira sessão de corrida sprint de classificação da temporada, com regras ligeiramente revisadas em relação ao ano passado, incluindo mais pontos a serem distribuídos. A partir de 2022, a pole position será registrada ao piloto que for mais rápido na sessão de classificação de sexta-feira e este piloto receberá o Pirelli Pole Position Award. As regras de pneus são as mesmas dos eventos de sprint do ano passado. Em vez de ter 13 jogos de pneus para um fim de semana convencional, haverá apenas 12. Estes consistem em dois conjuntos de P Zero White Hard, quatro conjuntos de P Zero Yellow Medium e seis conjuntos de P Zero Red Soft. Além disso, as equipes terão até seis conjuntos de Cinturato Verde Intermediate e três conjuntos de pneus Cinturato Azul de chuva disponíveis em caso de tempo chuvoso.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: Ímola é uma pista desafiadora e à moda antiga, onde as ultrapassagens podem ser complicadas, também porque o circuito é bastante estreito em alguns trechos. Portanto, a estratégia provavelmente se concentrará em evitar o tráfego e, efetivamente, as equipes começarão do zero aqui em termos de conhecimento de pneus já que os compostos são completamente diferentes este ano, e a corrida do ano passado também começou com os pneus de chuva, antes de ser interrompida por um longo período de bandeira vermelha. De modo geral, Ímola é uma pista de severidade média para os pneus e é um local que é usado com bastante frequência. Isso significa que podemos ver um pouco menos de evolução da pista do que estamos acostumados em outros circuitos, considerando que ela já está bem emborrachada. Estes são apenas alguns dos fatores que as equipes terão de levar em conta na hora de estabelecer a estratégia de pneus para a primeira sessão de corrida sprint de classificação do ano, outra estreia para a temporada 2022.