Na nomeação dos compostos com o mais macio estreia em corrida
Texto e fotos: Pirelli
Os pneus e a pista
- Este ano, há uma indicação de pneu incomum para a famosa pista de rua de Melbourne, com diferença maior que o normal entre os compostos Medium e Soft. O P Zero White Hard é o composto C2 e o P Zero Yellow Medium é o composto C3, mas ao invés do C4, o mais macio é o composto C5 com o P Zero Red Soft. Esta será a estreia na corrida do pneu mais macio da Pirelli 2022, marcando uma mudança em relação à corrida cancelada de 2020 e ao GP da Austrália de 2019, quando os compostos C2, C3 e C4 foram selecionados.
- A pista sofreu modificações significativas pela primeira vez desde 1996, quando estreou no campeonato, tem agora um novo traçado e asfalto. Sete curvas foram modificadas, duas totalmente removidas, reduzindo o número total para 14 e encurtando o traçado em 28 metros. A modificação mais significativa é a remoção da chicane das curvas 9-10, substituída por uma curva longa e arrebatadora. As curvas 1 e 3 foram alargadas na parte interna, assim como a curva 6, que agora é mais rápida. Mais à frente, a curva 13 (agora curva 11) foi realinhada para encurtar o ângulo. A penúltima curva (agora curva 13) é outra que foi alargada, e uma das várias que tiveram sua curvatura ajustada para permitir a tomada de diferentes linhas.
- Como instalação temporária, Albert Park costumava ser bastante ondulado, mas o novo asfalto pode ter reduzido isso. Essa nova superfície deve oferecer baixa aderência (pontuação de dois em cinco) e níveis razoavelmente contidos de abrasão do asfalto, o que deve resultar em desgaste moderado. É provável que toda pista esteja muito “verde” e escorregadia no início do fim de semana, com um alto grau de evolução esperado, marcado em quatro de cinco na classificação da Pirelli. A tração é importante para obter uma boa condução nas retas e curvas curtas, enquanto as forças de frenagem e laterais são médias. A gravidade das cargas também é média, com o estresse geral dos pneus novamente marcando três em cinco.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: “Em comparação com ocasiões anteriores, e com os pilotos que não correram lá por duas temporadas, este ano há algumas incógnitas no GP da Austrália: em primeiro lugar, o layout do circuito foi fortemente revisado para melhorar as ultrapassagens e, como resultado, há também asfalto novo que deve ser bastante liso. Isso significa que a pista provavelmente oferecerá níveis muito baixos de aderência no início, com um alto grau de evolução esperado no fim de semana e uma superfície extremamente escorregadia se chover. Estaremos em Melbourne algumas semanas depois em comparação com as temporadas anteriores, quando o outono já começou no hemisfério sul, então as condições podem ser mais variáveis. Por último, mas não menos importante, há uma geração completamente nova de carros e pneus que os pilotos ainda estão tentando aprender. Todos esses fatores significam que haverá muito trabalho a fazer nas sessões de treinos livres. Decidimos optar por um intervalo nas indicações de compostos, porque percebemos que havia uma diferença de desempenho relativamente pequena entre os compostos C3 e C4 durante os testes de desenvolvimento e acreditamos que Albert Park - com seu novo asfalto e layout - é um bom lugar para experimentar esta opção”.
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