Verstappen confirma na Sprint Race a pole para o GP de amanhã

Texto e fotos: Pirelli

A corrida Sprint

  • Max Verstappen garantiu a pole position com a vitória na corrida Sprint usando os pneus P ​​Zero Red Soft. Depois de uma largada ruim, ele ultrapassou Charles Leclerc faltando três voltas para o final, o holandês começará o GP de amanhã na ponta do grid e com oito pontos extras.
  • A maioria escolheu o pneu Soft para a corrida de 21 voltas, apenas a dupla da Haas e Nicholas Latifi escolheram o P Zero Yellow Medium. Os pilotos usaram a sessão de treinos livres de uma hora de hoje cedo para experimentar pela primeira vez os pneus slick e avaliar suas opções para a Sprint e o GP, George Russell foi o mais rápido no FP2 com o Soft.

  • A Sprint começou às 16h30 com temperatura de 22º ambiente e 27º na pista, mantendo-se seca do início ao fim.
  • Hoje também foi a primeira oportunidade de ver as diferenças de desempenho entre os três compostos nomeados. Embora haja informações limitadas, a diferença entre os compostos Soft e Medium parece ser de cerca de 0,4s, já entre o Medium e o P Zero White Hard é estimada em aproximadamente 1s.

Possíveis estratégias de corrida

  • Há menos dados que o normal sobre os pneus para a corrida de 63 voltas de amanhã, o que torna mais complexa a estratégia, mas se continuar seco a opção deve ser de uma parada, não é muito fácil ultrapassar em Imola e há uma grande perda de tempo nos boxes, cerca de 28 segundos, é a mais longa da temporada.
  • Priorizar a posição de pista provavelmente será a principal consideração, a escolha mais provável é de começar com o Medium, isso deixa varias opções em aberto pois existe uma ampla janela de pit stop para esse composto e dando possibilidade de se trocar para o Hard.
  • Aqueles que desejam uma estratégia mais ousada podem optar por começar com o Soft e depois mudar para o Hard, mas essa escolha tem menos flexibilidade.
  • Como de costume, o clima e as taxas de desgaste e degradação no dia da corrida serão decisivos.

Pneus disponíveis

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Os treinos livres de hoje foram a primeira sessão de todo o fim de semana que tivemos alguns stints com os slicks, todos se concentraram nos Medium e Soft. O Soft realmente teve um desempenho melhor do que o esperado e por isso que foi selecionado pela maioria dos pilotos para a Sprint. Isso foi uma surpresa, eu esperava que mais pilotos fossem em direção à escolha “clássica” de Medium para a corrida rápida. Houve um pouco de granulação observada no macio, não mais do que o esperado nessas circunstâncias, uma pista 'verde' após a chuva de ontem e clima frio. Acho que poderemos ver algumas opções de estratégias interessantes para o GP de amanhã se, claro, o tempo permanecer seco, mas isso não é garantido".