Verstappen faz a pole para a corrida Sprint e os pneus de chuva de 18 polegadas estreiam
Texto e fotos: Pirelli
O caminho para a pole
- Max Verstappen foi o mais rápido durante a qualificação em Imola, realizada na tarde desta sexta-feira, já que este é um fim de semana de corrida Sprint, o tempo da pole foi marcado com o pneu Cinturato Green intermediate. Os novos pneus de chuva de 18", o Cinturato Green intermediate e o Cinturato Blue Wet Weather foram usados hoje pela primeira vez num fim de semana de corrida.
- A qualificação, que contou com pelo menos uma bandeira vermelha em cada uma das sessões, foi precedida por apenas uma hora de treino livre no início da tarde e que foi liderado por Charles Leclerc, ele larga em segundo, atrás de Verstappen, na Sprint de amanhã.
- A condição foi fria e molhada ao longo do dia, o grid foi definido com temperatura de 12º ambiente e 14º na pista. Os treinos livres foram no molhado, com pneus para chuva pesada que foram usados no início da sessão, quando ela parou, perto da qualificação, alguns pilotos ainda tentaram usar os P Zero Red Soft no Q1, outros optaram pelo intermediário. A chuva voltou a cair antes do Q3, com isso, a disputa entre dos 10 primeiros foi feita com os intermediários.
- Verstappen recebeu o prêmio Pirelli Pole Position, o primeiro do ano e o 14º da carreira, do CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali. Imola é a cidade natal de Domenicali, que já foi chefe de equipe da Ferrari e CEO da Lamborghini antes de assumir a Fórmula 1.
- Com a ação de hoje sendo no molhado e tendo apenas um treino com composto liso, fica impossível ler as diferenças de desempenho entre os pneus.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Este foi o primeiro teste real para nós dos novos pneus Cinturato de 18" para piso molhado que nunca foram testados antes em condições tão frias quanto as de hoje, essa informação é muito valiosa para nós. No geral, os pneus de chuva pesada e os intermediários tiveram um bom desempenho. Alguns pilotos comentaram sobre o aquecimento, mas isso é esperado nessas baixas temperaturas. O aspecto mais difícil de hoje foi definitivamente escolher o pneu certo na hora certa entre o molhado, o intermediário e o slick, e estabelecer o ponto de cruzamento, o momento exato para alternar entre eles, foi fundamental. De acordo com as regras para a sexta-feira chuvosa, os pilotos terão um conjunto extra de intermediários. O que ainda nos falta são dados sobre o desempenho em pista seca, veremos o que o treino livre de amanhã nos traz, talvez saibamos mais sobre isso antes da Sprint".
0 Comentários