A solução Yale Vision permite que o cliente gerencie custos, otimize a produção e proteja seus ativos através da visibilidade completa da frota e dados robustos e confiáveis em tempo real
Texto e fotos: Yale
O sistema de telemetria é uma realidade cada vez mais tecnológica e integrada no dia a dia das empresas e indústrias. Mais do que nunca, a integração e a gestão remota de dados são cruciais na redução de custos e no aumento de produtividade, além de ajudar a mitigar eventual risco de acidentes. Conectada com os rumos da indústria 4.0 e a evolução da Inteligência Artificial, a Yale® Brasil traz ao mercado a solução Yale Vision que fornece uma visão completa das operações diárias das frotas (24hs/7) em três níveis de acesso.
Com o módulo de telemetria Yale Vision, é possível visualizar a frota de empilhadeiras de onde a pessoa estiver, já que ele se comunica de forma segura por meio de conexão wireless através de um dispositivo conectado a internet, como o celular. O controle de dados é feito por um painel personalizado que gerencia a análise de dados, fornecendo informações e relatórios claros, concisos e interativos para avaliação de desempenho e eficiência da frota e do operador. Além disso, ainda é possível configurar notificações por e-mail e assim obter informações imediatas sobre impactos nas máquinas, falhas na lista de verificação OSHA, além de diagnosticar códigos de problemas. Esse sistema de gestão remota otimiza e proporciona eficiência no processo da intralogística, ao possibilitar o gerenciamento de custos e fortalecimento da produtividade, tornando, consequentemente, a operação mais segura e confortável. De acordo com Renato Arena, Gerente Nacional de Serviços da Yale® Brasil, a tecnologia embarcada está evoluindo muito rapidamente e o mercado está atento aos inúmeros benefícios que uma ferramenta como essa pode proporcionar ao processo logístico. “É importante que as soluções permitam extrair todos os dados disponíveis, desta forma a análise será completa e as decisões mais assertivas”, ressalta Arena.
- No nível 1 do sistema é possível, no monitoramento, acessar vários dados da frota com medição do horímetro e, como uso do rastreador realizar o rastreamento de código de falhas. Sendo que no nível 1, são emitidos alertas via e-mail sempre que o impacto exceder a força G pré-estabelecida. No que diz respeito aos custos, como por exemplo, aquisição, manutenção, operador, estes podem ser visualizados por hora, dia, mês ou ano , além da a localização de seus equipamentos pode ser visualizada em tempo real com o recurso GPS da telemetria Yale Vision. Importante ressaltar, que mesmo no nível 1 do sistema pode-se contar com o plano de manutenção preventiva personalizado, onde é possível selecionar e ver os tipos de serviços, definir seus intervalos, além de fazer previsões.
- O nível 2 do sistema, além do referido monitoramento, permite o controle da operação das empilhadeiras, evitando que um operador não autorizado utilize determinada empilhadeira, sem treinamento adequado. Outro item deste nível do sistema é o desligamento automático do motor quando a empilhadeira ficar sem movimentação por um determinado período pré-ajustado, o que além de gerar economia coloca a empresa em conformidade com programas de gerenciamento na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
- Já o nível 3 inclui, além dos recursos dos níveis 1 e 2 anteriormente destacados (monitoramento e acesso),apresenta mais um recurso que é alista de verificação possibilitando ao operador a realização do checklist da empilhadeira. Neste caso é possível realizar a lista de verificação obrigatória da OSHA (Occupational Safety and Health Administration) de forma automática, sem uso de papel e caneta. A Norma OSHA requer que todas as empilhadeiras sejam examinadas pelo menos uma vez diariamente antes de iniciarem suas atividades.
0 Comentários