- Segunda geração do SUV inaugura novo capítulo da história da companhia no mundo, dando o tom da jornada para a fabricante no País;
- Novo NX é o primeiro veículo Lexus construído por meio da filosofia Lexus Driving Signature, que objetiva entregar mais emoção na condução;
- O utilitário esportivo mantém estratégia de eletrificação do portfólio, reforçando pioneirismo no mercado local;
- SUV renova estratégia comercial da companhia, direcionando o foco para entregar experiências personalizadas a cada cliente.
Texto e fotos: Lexus
A Lexus Brasil anuncia a chegada da segunda geração do seu SUV de luxo, o NX 350h, no mercado brasileiro. O modelo, precursor entre os utilitários esportivos premium no mundo, representa para a marca a abertura de um novo capítulo na estratégia internacional da companhia, que direciona o foco para ser a número um em experiência do cliente. E o novo NX simboliza bem essa insígnia.
Isso porque a nova geração do SUV da Lexus é a primeira linha planejada, desenvolvida e construída sob a nova filosofia Lexus Driving Signature. Por meio deste método, a companhia prioriza o equilíbrio total do veículo, tornando cada manobra mais calculada e estável, dando, no entanto, toque especial em agilidade e eficiência. Para entregar um veículo diferenciado em condução, a Lexus realizou uma avaliação extensiva no centro de desenvolvimento da Toyota Technical Center, em Shimoyama (Japão), para garantir que o NX responda fielmente às intenções dos motoristas. A segunda geração do NX foi posicionada globalmente como embaixadora de um novo capítulo na estratégia corporativa da Lexus. Para o projeto original do veículo, a empresa levou em consideração atributos adequados aos diferentes estilos de vida dos clientes em todo o mundo. Aspectos como design, comportamento dinâmico, eletrificação e avançada tecnologia embarcada foram fortemente trabalhados para traduzir, explicitamente, esta nova etapa na vida da companhia, que também cobre a estratégia da Lexus no Brasil.
A central de controle do sistema híbrido é sofisticada. Todas as versões possuem modo de condução EV (puramente elétrico), Auto EV (que seleciona automaticamente combinação entre elétrico e combustão), além do modo NORMAL. Apenas a versão possui o botão Sport+ de condução. A rodagem se torna mais dinâmica e confortável, segundo opção do condutor. O utilitário esportivo da Lexus vem equipado com sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time. Este recurso aplica, automaticamente, força para as quatro rodas, permitindo rodagem mais suave em quaisquer terrenos.
Na dianteira, a segunda geração do NX adota novo padrão de grade frontal que agrega inúmeros blocos em formato de “U”, produzindo efeito tridimensional e de profundidade, aumentando a sensação de robustez do conjunto visual. Além do novo desenho, foram aplicadas mudanças para fortalecer a estrutura frontal, bem como melhorar a eficiência do fluxo de ar e o desempenho de refrigeração do modelo. Já o para-choque tem design renovado, mais moderno e elegante, enquanto o capô foi estendido até a borda da extremidade dianteira para se conectar à grade elevada. Assim como na dianteira, o para-choque e as linhas traseiras também foram remodelados, para refinar a aparência do modelo. O veículo também chega com novidades no conjunto ótico, composto por faróis de neblina e faróis de LED com acendimento automático, ajuste automático de altura e lavador, redesenhados para destacar o conceito de elegância presente na nova linguagem de design da marca. O NX ainda conta com função DRL em formato de “L”, que comunica bem a identidade visual, que remete ao logo da companhia.
Na traseira, mudanças ficam no design das lanternas, que foram ampliadas. Elas invadem a tampa do porta-malas e oferecem melhor iluminação. O modelo ainda conta com aerofólio para fortalecer a esportividade do automóvel. A mudança-chave na área traseira está na retirada do logo “L”, que dá lugar à palavra “Lexus” escrita. Na carroceria, a reformulação resultou em uma forma expressiva e dinâmica, definida por ângulos mais suaves e formas mais orgânicas. Nas laterais, o utilitário esportivo traz uma silhueta com vincos mais destacados, que sugerem desempenho dinâmico ao automóvel. Para completar o conjunto, o NX vem de série com rodas de liga leve aro 18” na versão Dynamic de entrada e 20” nas Luxury e F-Sport.
Os bancos recebem acabamento em couro natural e detalhes em materiais ecológicos, além de revestimento perfurado exclusivo na versão F-Sport. De série em todas as versões, os assentos dianteiros dispõem de regulagem elétrica para 8 posições: ajuste de distância, altura, reclinação do encosto e inclinação do assento, enquanto a topo de linha ainda inclui ajuste de lombar e memória para 3 perfis somente para o motorista. E, para oferecer um toque de requinte, exclusividade e personalidade, o SUV conta com teto solar panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente para acentuar os detalhes do design e materiais interiores. O condutor também tem às mãos o volante de três raios, com ajustes elétricos de profundidade e altura, que também recebe revestimento em couro, além de paddle shifts para aprimorar a experiência de condução esportiva. O NX também dispõe de funções de controle de áudio, voz, computador de bordo, telefone e acesso às tecnologias do LSS+ 3.0 como o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e sistema de alerta de mudança de faixa. Para garantir maior espaço interno, principalmente no bagageiro, a bateria de níquel-metal-hidreto, que alimenta o motor elétrico, está estrategicamente instalada embaixo do assento traseiro, o que garante mais espaço aos ocupantes da segunda fileira.
O NX vem com ar-condicionado digital de duas zonas digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro. A nova geração do NX é o primeiro modelo da Lexus equipado com a tecnologia E-LATCH, disponível em todas as versões. Esta função permite que as portas se abram suavemente apenas com toque de um botão – tanto para entrar como para sair. Ao acionar o interruptor, o sistema realiza a abertura das portas, por meio de motor elétrico. Já o porta-malas possui abertura e fechamento elétrico e sistema "hands-free", que permite ao usuário abrir a tampa passando o pé sob sensor por movimento localizado embaixo do para-choque traseiro.
- Sistema de Saída de Faixa (LTA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.
- Sistema de mudança de Faixa (LCA) para todas as versões: sistema entra automaticamente em ação para auxiliar o motorista no processo de mudança de faixa, monitorando aproximação de carros, para prevenir potenciais colisões.
- Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash) para todas as versões: suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).
- Farol Alto Automático (AHB) para todas as versões: acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista à frente e na mão contrária, ajudando a garantir a visibilidade ideal durante a condução noturna.
- Alerta de Ponto Cego (BSM) presente nas versões Luxury e F-Sport: monitor de ponto cego que identifica automóveis fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de aviso no retrovisor externo do veículo.
- Rear Cross Traffic Alert para todas as versões: dispositivo que emite aviso sonoro, informando o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo.
- Controle de Velocidade e Cruzeiro Adaptativo (DRCC) para todas as versões: utiliza laser, radar, câmeras ou desses sistemas para manter distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40 km/h), de acordo com o tráfego.
- Radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist - SEA) nas versões Luxury e F-Sport: sistema opera com o auxílio dos sensores do BSM para detectar carros que se aproximem por trás, incluindo bicicletas, para evitar colisões com a porta aberta. Se o sistema identificar um potencial acidente, um sinal sonoro será emitido, junto com um alerta visual que se acenderá no retrovisor externo. Caso a pessoa insista em abrir a porta, o sistema realizará o travamento automático.
No quesito segurança passiva, o NX 350h conta com oito airbags - um de assento para o passageiro da frente, um de joelho para o motorista, 2 laterais (cortina), dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro dianteiro, controle de tração e estabilidade e assistência ao arranque em subidas. Completam o pacote o farol alto com sistema adaptativo de iluminação (AHS), luzes de iluminação lateral (Cornering Lamp), sensores de estacionamento inteligente (Intelligent Clearance Sonar - ICS) até 15km/h, e Assistente Ativo em Curvas (Active Cornering Assist - ACA). O utilitário esportivo também contempla, de série, freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, com Freio Eletrônico – Distribuição de força (EBD), sistema ISOFIX, além de câmera com guias dinâmicas nas versões Dynamic e Luxury. Já a versão F-Sport conta com câmera de visão 360° e sistema de auto estacionamento.
Preços
- NX 350h Dynamic – R$344.990,00
- NX 350h Luxury – R$380.990,00
- NX 350h F-Sport – R$413.990,00
Ficha Técnica
Lista de Equipamentos
0 Comentários