Nova era de pneus de 18" da F1 começa com os compostos mais duros

Texto e fotos: Pirelli

Os pneus e a pista

  • A Pirelli selecionou os três compostos mais duros da nova gama de pneus de 18" para o GP do Bahrein, que abre a temporada 2022, o C1 é o P Zero White Hard, o C2 é o P Zero Yellow Medium e o C3 é o P Zero Red Soft. Esta nomeação é mais dura que a seleção feita para a corrida do ano passado pois os novos pneus de 18" são completamente diferentes de seus antecessores de 13", também em termos de compostos.
  • Esta escolha foi feita devido ao layout de Sakhir, características do asfalto e temperaturas. O Bahrein permanece entre as pistas mais abrasivas do calendário (com cinco pontos de cinco na classificação de abrasividade da Pirelli) graças a uma alta porcentagem de granito no asfalto, o que leva a altos níveis de desgaste e degradação. Embora a abrasão do asfalto seja alta, a areia que sopra do deserto ao redor pode causar muitas escorregadas que afetam a aderência, é por isso que esta pista pontua três de cinco na classificação geral de aderência da Pirelli.

  • Sakhir é uma pista com muitas frenagens e acelerações, marcando quatro de cinco na classificação de tração da Pirelli e quatro de cinco na classificação de frenagem da Pirelli. Em termos de cargas laterais, a pontuação é de apenas três de cinco, com os pneus traseiros trabalhando mais. Normalmente, há um alto grau de evolução da pista no fim de semana, este ano, provavelmente, será ainda maior pois a Fórmula 2 e a Fórmula 3 farão corridas de apoio.
  • A corrida do Bahrein começa logo após o pôr do sol, às 18h, com temperaturas da pista bastante diferentes em comparação com o FP1 e o FP3. Todavia, elas são mais semelhantes ao FP2 e classificação, mas as temperaturas da pista também podem cair ao longo da corrida de 57 voltas.

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: Optamos pelos pneus mais duros da gama para este primeiro GP devido ao traçado da pista, características do asfalto e temperaturas e também porque os compostos são diferentes em comparação com os anos anteriores. As equipes tiveram chance de se familiarizarem com a gama de pneus de 18" para 2022, tendo passado um total de seis dias de testes com todos os compostos, embora nem sempre em condições representativas. Sabemos que a temperatura da pista pode desempenhar um papel importante no Bahrein, afetando a degradação dos pneus, isso também é algo que notamos no recente teste. Durante a corrida a temperatura deve ser mais amena em comparação com o FP1 e o FP3, então as equipes terão que concentrar nos dados do FP2 e da classificação. Ainda é difícil prever a estratégia de corrida, já que, no passado, o Bahrein foi uma prova com várias paradas, mas será interessante ver se alguém tentará algo diferente este ano.