• Mercedes-AMG GT Black Series é o Safety Car Oficial da categoria em 2022;
  • Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ será o carro médico mais rápido da história;
  • Há 25 anos, a Mercedes-AMG fornece Safety e Medical Cars para a principal categoria do automobilismo mundial.

Texto e fotos: Mercedes-Benz

A temporada de Fórmula 1 terá início no dia 18 de março, e a Mercedes-AMG estará mais uma vez contribuindo para a excelente segurança do Campeonato Mundial FIA de Fórmula 1 com dois modelos de alto desempenho e que já provaram suas credenciais nas pistas. Em 2022, o Safety Car será o Mercedes-AMG GT Black Series, enquanto o Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+ faz a sua estreia como Medical Car oficial da categoria. “O automobilismo significa muito para nós. Não havia dúvida de que, depois de mais de 25 anos como veículos oficiais, estenderíamos nosso compromisso com dois modelos absolutamente excepcionais”, explica o CEO da Mercedes AMG GmbH, Philipp Schiemer. Bernd Mayländer, que pilota o Safety Car Oficial do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2000, diz: “Eu já tive a chance de testar este modelo incrível muitas vezes e estou simplesmente impressionado com o quão próximo ele está de um carro de corrida ‘puro-sangue’. Ter um local de trabalho como este em nome da segurança é um sonho tornado realidade”.

Ambos modelos receberam diversos equipamentos específicos para realizarem seus trabalhos nas pistas da Formula 1, permanecendo em sua essência, veículos iguais aos que são comercializados globalmente. A característica mais notável do Safety Car é a ausência da habitual barra de luz no teto, o que interferiria no equilíbrio aerodinâmico cuidadosamente refinado do AMG GT Black Series. Em vez disso, foi criada uma solução completamente nova. Na frente, a sinalização obrigatória foi incorporada na área superior do para-brisa, enquanto as luzes voltadas para trás foram elegantemente integradas no spoiler traseiro. Todas as funções de sinalização são fornecidas por meio de luzes LED.

Visão geral das funções da luz de segurança

  • Laranja: Assim que o Safety Car é colocado em serviço, os LEDs na cor laranja acendem. As luzes laranja piscando na seção central na parte traseira e brilhando constantemente em ambos os lados na frente que significam “absolutamente nenhuma ultrapassagem”.
  • Verde: Se o AMG GT Black Series entrar na pista no início de uma fase de Safety Car, os módulos verdes dianteiros e traseiros são ativados. Isso sinaliza para os pilotos de corrida que eles podem ultrapassar o carro de segurança.

Todos os módulos são totalmente reguláveis para permitir que a intensidade da luz seja adaptada às condições: por exemplo, corridas noturnas sob holofotes ou luz solar muito forte durante o dia. A placa traseira também é iluminada em laranja ou verde em sincronia com as luzes de segurança. Da mesma forma, os faróis e as luzes traseiras têm um papel importante na sinalização. Sempre que o Safety Car está na pista, seu piscar rápido chama ainda mais a atenção.

O interior do Safety Car é o mesmo do AMG GT Black Series de série, incluindo o Pacote AMG Race Track. Além disso, uma gaiola de proteção feita de titânio tubular consiste em uma estrutura principal, uma cinta de fixação do cinto, duas cintas traseiras e uma cruz diagonal na parte traseira. O sistema aumenta ainda mais a rigidez do veículo e tem uma influência em seu desempenho e a na segurança passiva. As únicas novidades são os cintos de segurança de seis pontos estipulados pela FIA, dois tablets no console central e painel de instrumentos na frente do banco do passageiro. Eles permitem que o co-piloto Richard Darker monitore toda a situação de pista. Enquanto Mayländer está concentrado na pista e simultaneamente de olho no espelho retrovisor, Darker mantém contato por rádio com o controle de corrida. No console central há dois botões vermelhos para controlar todos os comandos do rádio, além de dois botões giratórios para ajustar o volume. A comunicação entre eles também é feita via rádio. O cockpit está equipado com um segundo sistema de rádio como backup de emergência. O controle da sinalização luminosa é feito por meio de um painel montado na frente do teto, com teclas redondas codificadas por cores que permitem um acionamento preciso mesmo ao usar luvas de corrida. Outros sistemas adicionais específicos da FIA também estão instalados e são idênticos aos de todos os carros de Fórmula 1. Eles incluem o sistema transponder para cronometragem, o GPS de alta resolução e a telemetria. Igualmente integrado está o “sistema de bandeiras”, que usa três LEDs coloridos no painel de instrumentos e na frente do co-piloto para mostrar os sinais de bandeira para a respectiva seção da pista. Além disso, há a “luz de advertência médica”. No caso de um acidente na pista que exceda um limite crítico de força G, os LEDs piscam várias vezes. Isso fornece um aviso adicional para se preparar para a ação.