Leclerc conquista a primeira pole position da era das 18"
Texto e fotos: Pirelli
O caminho para a pole
- Charles Leclerc conquistou a primeira pole da era dos pneus de 18". Como quase todos os pilotos, Leclerc fez a qualificação usando apenas o pneu P Zero Red Soft, num total de quatro conjuntos, um no Q1, um no Q2 e dois no Q3, a exceção foi a Williams, que entrou e saiu com Medium.
- A qualificação terminou às 18h, hora local, com temperaturas de pista de 24º e ambiente de 20º, elas foram semelhantes à sessão FP2. O FP3, que aconteceu três horas antes, foi consideravelmente mais quente, muito semelhante ao FP1, com o tempo mais rápido estabelecido por Max Verstappen.
- A regra que exigia que os 10 melhores pilotos começassem a corrida com o conjunto de pneus com os quais marcaram seus tempos mais rápidos no Q2, foi descartada este ano. Como resultado, todos terão a liberdade de escolher os pneus para a largada de amanhã, a estratégia de qualificação foi um pouco mais direta.
- O primeiro prêmio Pirelli Pole Position de 2022 foi dado a Charles Leclerc pelo recém-eleito presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, um piloto de sucesso, com 14 títulos conquistados no Middle East Rally Championship. Esta foi a 10ª pole da carreira de Leclerc, a primeira no Bahrein foi há três anos.
Possíveis estratégias de corrida
- Com asfalto abrasivo e layout exigente, o GP do Bahrein de 57 voltas deve ter duas paradas, como era anteriormente. Uma parada única não está completamente fora de questão, mas será mais lenta. Os três compostos podem ser usados para se fazer duas paradas ou, alternativamente, dois Soft e um Medium, que é considerada a opção mais rápida.
- A grande decisão para as equipes será com qual composto começar, todo o pelotão tem agora livre escolha de pneus e isso torna a estratégia ainda mais aberta que antes. Como há uma diferença de desempenho bastante grande em termos de tempo de volta entre os compostos, aqueles que largarem com o Soft terão vantagem de ritmo no inicio em comparação com o Medium, enquanto quem quiser começar com o Hard enfrentará um grande déficit de velocidade.
Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Na qualificação, finalmente vimos o verdadeiro ritmo de todas as equipes. Com temperaturas semelhantes às do FP2, os pneus tiveram o aquecimento dificultado, especialmente por causa da queda do termômetro a medida que a noite avançava. Outro fator decisivo na estratégia de qualificação foi a remoção da regra que obrigava os pilotos a largar com mesmos pneus com os quais haviam marcado seus melhores tempos no Q2. Como resultado, todos começarão a corrida no mesmo nível, a preocupação desta noite será a estratégia de corrida e com quais pneus começar. A grande diferença de desempenho entre os compostos adiciona outro nível de complexidade, já que a nova fórmula faz sua estreia na corrida deste domingo. Esperamos condições um pouco mais quentes em comparação com as de hoje e dois pit stops, mas pode haver espaço para alguns pilotos e equipes fazerem algo diferente".
0 Comentários