Leclerc vence e a Ferrari faz dobradinha com três paradas

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Praticamente de ponta a ponta Charles Leclerc foi o vencedor na dobradinha da Ferrari, ele fez três paradas, nos dois stints iniciais usou o P Zero Red Soft C3, depois o P Zero Yellow Medium C2 e no stint final novamente o Soft, este colocado durante o safety car quando faltavam 11 voltas para acabar a corrida. Leclerc também fez a volta mais rápida usando o pneu Soft pouco antes da chegada. Seu companheiro de equipe Carlos Sainz seguiu a mesma estratégia.

  • Com novo regulamentos de 2022, todos os pilotos tiveram escolha totalmente livre de pneus no início e quase todos optaram por começar a corrida com o Soft, as exceções foram as duas McLaren, elas usaram o Medium para o primeiro stint.
  • A corrida começou às 18h com temperaturas de 24º ambiente e 27º na pista, um pouco mais quente do que das noites anteriores, antes de cair alguns graus no final.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "A estreia no campeonato com novos regulamentos e os nossos pneus de 18" proporcionaram uma corrida com muita emoção do início ao fim com algumas grandes brigas. Estamos satisfeitos com o desempenho dos pneus. Os compostos Soft e Medium foram fundamentais aqui, enquanto os Hard representaram uma escolha alternativa mais consistente. A temperatura mais baixa das mantas também contribuiu para o desafio de colocar os pneus na janela correta, tornando o undercut menos eficiente que o habitual, enquanto a natureza abrasiva da pista garantiu que fossem pelo menos duas paradas para cada piloto. A estratégia também foi influenciada pelo safety car que levou a três paradas e estabeleceu um dramático sprint final na corrida. Parabéns à Ferrari pela dobradinha!".

Campeonato