Em um treino cheio de acidentes e surpresas, Perez conquista a primeira pole da carreira na F1

Texto e fotos: Pirelli

O caminho para a pole

  • Sergio Perez conquistou a pole no veloz circuito de rua de Jeddah, usando pneus P Zero Red Soft C4 do início ao fim da qualificação como a maior parte dos pilotos. A sessão foi interrompida por bandeiras vermelhas no Q1 e Q2, o segundo incidente envolveu o piloto Mick Schumacher, causando uma paralisação de quase uma hora.
  • A qualificação começou às 20h local e acabou duas horas depois, com temperatura ambiente de 25º e na pista 30º no início, caindo alguns graus no final. Charles Leclerc foi o mais rápido no FP3 que aconteceu três horas antes, a temperatura da pista era cerca de 12º mais quente e todos os pilotos se concentraram no uso dos pneus Soft para a qualificação e também para guardar alguns conjuntos de Medium e Hard para a corrida.
  • A evolução da pista observada ontem continuou ao longo do dia e as rajadas de vento persistiram. Na sessão Q1, apenas a Mercedes usou os pneus P ​​Zero Yellow Medium nas primeiras voltas. Ela foi interrompida por uma bandeira vermelha, na volta, os Soft foram usados ​por quase todos os pilotos, a exceção foi George Russell que também no Q2 usou o Medium antes da segunda bandeira vermelha.
  • Sergio Perez recebeu seu primeiro Pole Position Award do chef Gordon Ramsay, conhecido fã de Fórmula 1 e carros, com isso, Perez se torna o primeiro piloto mexicano a conquistar uma pole position na Fórmula 1.

Possíveis estratégias de corrida

  • A estratégia de uma parada deve ser a mais rápida para a corrida de 50 voltas, usando os compostos Hard e Medium, os 10 primeiros não precisam mais usar obrigatoriamente os pneus da melhor volta no Q2 para começar a corrida, mas tudo vai depender dos níveis de degradação, se forem altos, duas paradas também é uma boa opção e pode ser quase tão rápida quanto uma.
  • O pneu Medium parece ser o preferido para começar o GP, seguido por um stint central com Hard e um final com Medium. Mas existe também a possibilidade de usar os três compostos, talvez usando o Soft no stint final.

  • Como visto na qualificação e na Fórmula 2, existe alta probabilidade de bandeira vermelha, Safety Car e outros atrasos, isso pode atrapalhar completamente a estratégia. Portanto, embora haja um cálculo teoricamente ideal para trabalhar, as equipes terão que pensar rapidamente e se adaptar às circunstâncias da corrida, que podem mudar repentinamente.

Pneus disponíveis

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "A pole ficou apenas sete décimos do melhor tempo do ano passado aqui em Jeddah, o que é uma grande conquista apenas na segunda corrida para esses carros novos. As equipes concentraram-se no composto Soft no treino livre da manhã, em preparação para a qualificação desta noite. Isso também significa que a maioria dos pilotos manteve dois conjuntos Medium e um conjunto Hard, o que provavelmente indica que eles vão preferir usar esses dois compostos na corrida. Todos os stints de hoje, tanto no treino livre quanto na qualificação, foram relativamente curtos, então fica difícil saber exatamente se o nível de granulação evoluiu. Como resultado, a estratégia está entre uma e duas paradas, dependendo dos níveis de degradação durante a corrida, o que obviamente depende de vários fatores diferentes. Nossos votos para Mick Schumacher por uma rápida recuperação após o acidente que sofreu durante a qualificação, é bom ver que a nova geração de carros é rápida e segura".