Verstappen ataca Leclerc há três voltas do final e conquista uma importante vitória, a estratégia de ambos foi idêntica

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos do pneu na corrida

  • Max Verstappen venceu o GP da Arábia Saudita com estratégia de uma parada, passando de P Zero Yellow Medium C3 para o P Zero White Hard C2 durante o Safety Car na volta 16, conseguiu de controlar a corrida e ultrapassou o líder Charles Leclerc faltando três voltas. O pole Sergio Perez liderou no inicio, mas fez o pit stop na volta anterior ao safety car e isso lhe custou a vantagem que tinha na pista.

  • A maioria dos pilotos começou a corrida com o P Zero Yellow Medium, as exceções foram Kevin Magnussen, Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg, eles largaram com o P Zero White Hard. Eles também foram os únicos a não parar para trocar por pneus novos durante o Safety Car, Magnussen e Hulkenberg fizeram suas únicas paradas durante um Virtual Safety Car faltando 13 voltas para o fim da corrida, já Hamilton, parou três voltas depois e terminou em décimo, atrás de Magnussen.
  • A degradação dos pneus foi pequena em ambos os compostos, alguns stints foram longos, perto de 40 voltas no composto Hard, ele que foi usado por quase todos os pilotos na parte final.
  • A corrida começou às 20h, horário local, com temperaturas de 26º ambiente e 34º na pista, elas caíram pouco durante a corrida.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Diretor de Motorsport da Pirelli: "Mais uma boa noite, mais uma boa corrida! Mais uma vez, em condições completamente diferentes do Bahrein em termos de layout e características da pista, vimos os carros capazes de passar uns aos outros em grandes batalhas na pista, isso também se deve aos novos pneus. O Hard foi o composto chave para a corrida desta noite, com forte desempenho e degradação quase zero, como provado pela volta mais rápida de Charles Leclerc a apenas duas antes do final com um set bem usado. O Medium também teve degradação bastante baixa, contribuindo para a estratégia de uma parada que achamos que seria a mais rápida e ajudando a proporcionar uma corrida emocionante do início ao fim. A volta mais rápida da corrida também foi menos de um segundo mais lenta que a volta equivalente no mesmo composto no ano passado. Então, juntando tudo isso, fica claro que o novo pacote de carros e pneus está cumprindo todas as expectativas que tínhamos para este ano. Parabéns a Max Verstappen pela vitória emocionante".

Campeonato