Se vocĂª sonha em ser astronauta este carro Ă© o mais prĂ³ximo de uma nave espacial que se pode chegar sem sair do chĂ£o

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Stellantis

Existem automĂ³veis que vieram ao nosso encontro por dois motivos: o primeiro Ă© poder nos transportar de um ponto ao outro com o maior conforto possĂ­vel, o segundo Ă© ser referencia em tecnologia e design, desde que a Fiat comprou a Chrysler tudo ficou melhor, para ambas.

Durante uma semana, com direito a uma viagem para conhecer a pista de testes da Pirelli no interior de SĂ£o Paulo, eu pude avaliar um dos melhores SUV’s que sĂ£o produzidos no Brasil, o Compass Limited Turbo Ă© tudo de bom na cidade e na estrada.

Ele estreia o motor T270 Turbo Flex, produzido no Brasil, que consegue equilibrar consumo de combustĂ­vel com um reduzido nĂ­vel de emissões de poluentes, tem potĂªncia de 185 cv e torque de 270 Nm, faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos, cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades e duas novidades: o Jeep Traction Control +, um sistema de controle de traĂ§Ă£o que atua em condições em que o veĂ­culo tenha piso de baixa aderĂªncia e o Modo de ConduĂ§Ă£o Sport.

É um carro com linhas muito bonitas, o Compass Limited Turbo tem novo design no para-choque dianteiro, novas rodas, pintura das partes plĂ¡sticas, farĂ³is Full LED, Ă© muito gostoso de dirigir e na cidade tem um Ă³timo rendimento, com dados do computador de bordo, consegui fazer a mĂ©dia de 11,2 km/l, com duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e estava abastecido com gasolina. Mesmo com seu tamanho generoso ele tem bastante agilidade graças ao motor turbo, isso faz com que nĂ£o aconteçam muitas trocas de marcha, tanto em ruas quanto avenidas, a tocada Ă© suave, o silencio interno impera e sĂ³ Ă© quebrado quando se liga o rĂ¡dio. As manobras em vagas apertadas sĂ£o fĂ¡ceis, os grandes espelhos, sensores e cĂ¢mera de rĂ© fazem com que o Compass Limited Turbo nĂ£o tenha pontos cegos comprometedores.

O acabamento interno Ă© muito requintado, tem opĂ§Ă£o de escolha de cor interior inclusive, mas o que chama atenĂ§Ă£o Ă© a tecnologia embarcada, a nova central multimĂ­dia com tela de 10,1” faz parte da plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que traz todas as funcionalidades como o Localizador de estacionamento e de posto de combustĂ­vel, Send & Go, Last Mile Navigation e o Remote Start.

Fui para a estrada, o destino era o Circuito Panamericano, de propriedade da Pirelli, para fazer uma visita de cortesia e conhecer o complexo de pistas de teste. Durante os 132 km da viagem de SĂ£o Paulo atĂ© Elias Fausto, fiz um trajeto muito seletivo, usei a Rodovia dos Bandeirantes na maior parte do tempo, depois a Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Rodovia Engenheiro Herculano de Godoy Passos, Rodovia Santos Dumont e a Rodovia do AĂ§Ăºcar atĂ© a rua Giovanni Battista Pirelli, na entrada do complexo.

A qualidade de conforto, segurança e desempenho que o Compass Limited Turbo oferece Ă© de outro planeta, seus apĂªndices eletrĂ´nicos facilitam muito a viagem e, segundo a montadora, nĂ£o hĂ¡ outro veĂ­culo fabricado no Brasil com tantos recursos disponĂ­veis de direĂ§Ă£o autĂ´noma: controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisĂ£o com frenagem automĂ¡tica (FCW), alerta de mudança de faixa (LDW), Park Assist, o farol alto automĂ¡tico (AHB), Frenagem de emergĂªncia para pedestres, ciclistas ou motociclistas, Detector de fadiga do motorista, Reconhecimento de placas, sĂ³ para citar alguns.

O desempenho Ă© equivalente ao de modelos esportivos, nĂ£o existe ultrapassagem fracassada nem retomada fraca, o Compass Limited Turbo Ă© absolutamente seguro na parte mecĂ¢nica se tratando de velocidades mais altas e isso sem comprometer o Ă³timo consumo, segundo dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 12,6 km/l, com duas pessoas a bordo e com toda a parafernĂ¡lia eletrĂ´nica ligada, inclusive o ar-condicionado. Um detalhe que chama atenĂ§Ă£o Ă© o uso do Cruise Control, ele nĂ£o piora o consumo nem o desempenho, ao contrario, Ă© uma Ă³tima opĂ§Ă£o para viagens mais longas.

O Compass Limited Turbo tem preço inicial sugerido de R$ 196.311, 6 cores para escolher, pacote de acessĂ³rios, opcionais e serviços, Garantia Adicional Jeep, RevisĂ£o Sob Medida Jeep, financiamento da marca, trĂªs anos de garantia, revisões a cada 12.000 km ou um ano, e as concessionĂ¡rias da marca jĂ¡ te esperam pra um Test Drive, quem sabe vocĂª nĂ£o consegue viajar para as estrelas, sem tirar os pĂ©s da Terra.

Ficha TĂ©cnica

Motor

PosiĂ§Ă£o: Transversal dianteiro
NĂºmero de cilindros: 4 em linha
DiĂ¢metro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressĂ£o: 10,5:1
AspiraĂ§Ă£o: Turbocompressor
PotĂªncia mĂ¡xima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 3.750 rpm
Torque mĂ¡ximo (ABNT): 270 Nm a 1.750 rpm
Nº de vĂ¡lvulas por cilindro: 4
Eixo comando de vĂ¡lvulas: 1 no cabeçote

AlimentaĂ§Ă£o

IgniĂ§Ă£o: Vitesco, eletrĂ´nica digital incorporada ao sistema de injeĂ§Ă£o
InjeĂ§Ă£o eletrĂ´nica: Vitesco, direta
CombustĂ­vel: Gasolina/etanol

TransmissĂ£o

CĂ¢mbio automĂ¡tico: seis marchas Ă  frente e uma Ă  rĂ©
Diferencial – 3,683
TraĂ§Ă£o: Dianteira

Sistema de freios

Comando: A pedal e transmissĂ£o hidrĂ¡ulica com ABS/ESC
Dianteiro: A disco ventilado (diĂ¢metro de 305 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A disco sĂ³lido (diĂ¢metro de 278 mm) com pinça flutuante

SuspensĂ£o dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora
Amortecedores: HidrĂ¡ulicos e pressurizados
Elemento elĂ¡stico: Molas helicoidais

SuspensĂ£o traseira

Tipo: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora
Amortecedores: HidrĂ¡ulicos e pressurizados
Elemento elĂ¡stico: Molas helicoidais

DireĂ§Ă£o

Tipo: ElĂ©trica com pinhĂ£o e cremalheira
DiĂ¢metro mĂ­nimo de curva: 11,3 m

Rodas

Medidas: 7,5” x 19” – liga de alumĂ­nio
Pneus: 235/45 R19

Peso do veĂ­culo

Em ordem de marcha: 1.589 kg
Capacidade de carga: 400 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 4.404 mm
Largura da carroceria: 1.819 mm
Altura do veĂ­culo: 1.625 mm
DistĂ¢ncia entre eixos: 2.636 mm
Bitola dianteira: 1.550 mm
Bitola traseira: 1.545 mm
Altura mĂ­nima do solo entre os eixos: 202 mm
Ă‚ngulo de entrada: 20,6°
Ă‚ngulo de saĂ­da: 30,8°
Ă‚ngulo de rampa: 20,1°
Volume do porta-malas: 476 litros
Tanque de combustĂ­vel: 60 litros

Desempenho

Velocidade mĂ¡xima: 203,5 km/h (gasolina) / 206 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 9,8 s (gasolina) / 9,4 s (etanol)