• Emplacamento de veículos importados registrou queda de 2,7% em fevereiro ante janeiro de 2022; em relação a fevereiro de 2021, drástica redução de 34,9%;
  • Já o emplacamento de veículos de produção nacional das associadas cresceu 5,2% no mês e alta de 45,2% em relação a fevereiro de 2021.

Texto e fotos: Abeifa

As onze marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 4.707 unidades, das quais 1.201 importadas e 3.506 veículos de produção nacional, anotaram em fevereiro último aumento em suas vendas de 3,1% ante janeiro de 2022, quando foram comercializadas 4.567 unidades. Comparado a fevereiro de 2021, a alta é de 10,5%: 4.707 unidades contra 4.258 veículos. Na importação, as 1.201 unidades vendidas significaram queda de 2,7% ante as 1.234 unidades de janeiro de 2022 e redução de 34,9% ante fevereiro de 2021; enquanto na produção nacional – com 3.506 unidades – o aumento de vendas foi de 5,2% ante as 3.333 unidades do mês anterior e alta de 45,2% em relação a fevereiro de 2021.

Com esse desempenho de fevereiro, as marcas associadas à Abeifa fecharam o primeiro bimestre com total de 9.274 unidades licenciadas, 1,2% superior às vendas dos dois primeiros meses do ano passado. Ao separar os números de importados e unidades de produção nacional, no entanto, a disparidade é marcante. Enquanto os importados amargaram baixa de 36,8% (2.435 unidades este ano x 3.854 veículos em 2021), a produção nacional apresentou performance positivo de 28,7% (6.839 x 5.312 unidades).

Participações
Em janeiro último, com 4.707 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 3,9% do mercado total de autos e comerciais leves (120.192 unidades). Se consideradas somente as 1.201 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 1% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 3.506 veículos, significaram marketshare de 2,91%.