O luxuoso SUV chinĂªs tem o que todo mundo gosta, custo e beneficio
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
Desde que resolveu investir no segmento SUV, a JAC Motors surpreende a cada geraĂ§Ă£o de seus modelos, nĂ£o sĂ³ pela tecnologia de ponta nem pelo Ă³timo desempenho, na verdade os conjuntos agora se preocupam muito com acabamento de primeira e design que agrade aos olhos.
Durante uma semana eu pude avaliar o JAC T60 Plus, um veĂculo elegante, confortĂ¡vel e muito gostoso de dirigir. Ele tem um design Ăºnico e inconfundĂvel, isso porque a JAC Motors tem sua linguagem estilĂstica prĂ³pria, o grupo Ă³tico Ă© dividido em dois segmentos, cabendo Ă s estreitas lanternas a funĂ§Ă£o de acomodar as luzes diurnas de LED.
É um carro muito diferente no desenho da dianteira e traseira, o “V” invertido na frente compõe um visual inĂ©dito e exclusivo, a grade do radiador Ă© larga e nas extremidades traz os farĂ³is. AtrĂ¡s, o mesmo “V” invertido nas lanternas traseiras com as extremidades apontadas para baixo e unidas por uma rĂ©gua reflexiva. O JAC T60 Plus Ă© um carro bonito, diferente, muito exclusivo.
A parte mecĂ¢nica tem o Ă³timo motor 1.5 turbo com 168 cv de potĂªncia e 21,4 kgfm de torque, cĂ¢mbio CVT de 6 velocidades, direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva, controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas de liga leve aro 17” e conta com ABS, BAS e BOS. O grande empecilho desse Ă³timo conjunto mecĂ¢nico Ă©, por estarmos vivendo em um momento de combustĂveis caros, ter somente a opĂ§Ă£o de abastecer com gasolina, isso porque em algumas cidades do paĂs o combustĂvel fĂ³ssil chega a custar perto de 10 reais o litro.
Nas ruas e avenidas o JAC T60 Plus Ă© muito confortĂ¡vel para quem dirige ou viaja junto, suas medidas generosas acomodam 5 pessoas com todo conforto, seja nos bancos dianteiros ou traseiros revestidos de couro ecolĂ³gico. Tem muita eletrĂ´nica: chave Keyless, farĂ³is com acendimento automĂ¡tico, luzes de conversĂ£o estĂ¡tica, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, volante multifuncional, vidros, retrovisores e freio de estacionamento com acionamento elĂ©trico, Digital Active Info Display, multimĂdia de 10,25 polegadas, cĂ¢mera de rĂ© entre outros.
O consumo Ă© bom em trajetos urbanos, ele praticamente nĂ£o troca de marcha, suas rotações sĂ£o baixas e controlar nas velocidades limite de ruas e avenidas Ă© muito fĂ¡cil. Com dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 10,1 km/l, levando-se em conta que o ar-condicionado estava ligado e havia trĂªs pessoas a bordo.
Onde o JAC T60 Plus Ă© muito bom mesmo Ă© na estrada, nĂ£o faz muita força para atingir a velocidade desejada, seja no Cruise Control ou no acelerador. A rodovia desta vez Ă© a Raposo Tavares, que tem um trecho urbano com velocidade de 80/90 km/h e outro mais para o interior que permite 110 km/h de mĂ¡xima. Tanto em um quanto em outro, praticamente nĂ£o existe troca de marcha, a aceleraĂ§Ă£o ritmada permite rodar na mesma sem que o conjunto mecĂ¢nico tenha qualquer tipo de sobressalto.
O isolamento acĂºstico Ă© muito bom, quase nĂ£o tem barulho e conversar entre os ocupantes Ă© muito tranqĂ¼ilo, principalmente pela excelente climatizaĂ§Ă£o que o JAC T60 Plus oferece deixando toda a cabine muito agradĂ¡vel. A viagem atĂ© Vargem Grande Paulista foi rĂ¡pida e segura, o consumo, segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 13,2 km/l, com trĂªs pessoas a bordo e todos os eletrĂ´nicos, incluindo o ar-condicionado, funcionando a todo vapor.
O JAC T60 Plus tem preço inicial sugerido de R$148.990 no PACK2 sem frete, seis cores para escolher tambĂ©m cobradas Ă parte, PACK3 de opcionais, 6 anos de garantia, Central Nacional de Peças, oficinas e parceiros de todo o paĂs, revisões com agendamento, bĂ´nus de R$ 5.000 este mĂªs de fevereiro e primeira parcela em junho, Test Drive agendado nas concessionĂ¡rias e vale a pena conhecer para testar e comprovar que, no mundo globalizado de hoje, nĂ£o sĂ£o apenas os europeus que sabem fazer carros eficientes e luxuosos.
Ficha TĂ©cnica
Dimensões |
Comp./ Larg. / Alt.(mm) |
4.410×1.800×1.660 |
Entre eixos (mm) |
2.620 |
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MotorizaĂ§Ă£o |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.365 |
Capacidade do porta-malas (L) |
650 a 1.210 |
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Capacidade do tanque de
combustĂvel (l) |
50 |
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Tipo de motor |
4 cilindros em linha, turbo +
intercooler |
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Deslocamento volumétrico (cm3) |
1.499 |
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Suspensões |
Comando de vĂ¡lvulas |
DOHC VVT 16V |
PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm) |
168/5.500 |
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Torque MĂ¡ximo (Nm/rpm) |
210/2.000-4.500 |
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Taxa de compressĂ£o |
9,5:1 |
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TransmissĂ£o |
Tipo CVT, com 6 marchas |
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Dianteira |
Independente, tipo McPherson,
com molas helicoidais e barra estabilizadora |
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Traseira |
Semi-independente, com eixo de
torĂ§Ă£o, com molas helicoidais e barra estabilizadora |
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Freios Rodas |
Discos ventilados na dianteira
e discos sĂ³lidos na traseira |
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Pneus |
215/50 R17 |
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