O luxuoso SUV chinĂªs tem o que todo mundo gosta, custo e beneficio

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

Desde que resolveu investir no segmento SUV, a JAC Motors surpreende a cada geraĂ§Ă£o de seus modelos, nĂ£o sĂ³ pela tecnologia de ponta nem pelo Ă³timo desempenho, na verdade os conjuntos agora se preocupam muito com acabamento de primeira e design que agrade aos olhos.

Durante uma semana eu pude avaliar o JAC T60 Plus, um veĂ­culo elegante, confortĂ¡vel e muito gostoso de dirigir. Ele tem um design Ăºnico e inconfundĂ­vel, isso porque a JAC Motors tem sua linguagem estilĂ­stica prĂ³pria, o grupo Ă³tico Ă© dividido em dois segmentos, cabendo Ă s estreitas lanternas a funĂ§Ă£o de acomodar as luzes diurnas de LED.

É um carro muito diferente no desenho da dianteira e traseira, o “V” invertido na frente compõe um visual inĂ©dito e exclusivo, a grade do radiador Ă© larga e nas extremidades traz os farĂ³is. AtrĂ¡s, o mesmo “V” invertido nas lanternas traseiras com as extremidades apontadas para baixo e unidas por uma rĂ©gua reflexiva. O JAC T60 Plus Ă© um carro bonito, diferente, muito exclusivo.

A parte mecĂ¢nica tem o Ă³timo motor 1.5 turbo com 168 cv de potĂªncia e 21,4 kgfm de torque, cĂ¢mbio CVT de 6 velocidades, direĂ§Ă£o elĂ©trica progressiva, controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas de liga leve aro 17” e conta com ABS, BAS e BOS. O grande empecilho desse Ă³timo conjunto mecĂ¢nico Ă©, por estarmos vivendo em um momento de combustĂ­veis caros, ter somente a opĂ§Ă£o de abastecer com gasolina, isso porque em algumas cidades do paĂ­s o combustĂ­vel fĂ³ssil chega a custar perto de 10 reais o litro.

Nas ruas e avenidas o JAC T60 Plus Ă© muito confortĂ¡vel para quem dirige ou viaja junto, suas medidas generosas acomodam 5 pessoas com todo conforto, seja nos bancos dianteiros ou traseiros revestidos de couro ecolĂ³gico. Tem muita eletrĂ´nica: chave Keyless, farĂ³is com acendimento automĂ¡tico, luzes de conversĂ£o estĂ¡tica, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, volante multifuncional, vidros, retrovisores e freio de estacionamento com acionamento elĂ©trico, Digital Active Info Display, multimĂ­dia de 10,25 polegadas, cĂ¢mera de rĂ© entre outros.

O consumo Ă© bom em trajetos urbanos, ele praticamente nĂ£o troca de marcha, suas rotações sĂ£o baixas e controlar nas velocidades limite de ruas e avenidas Ă© muito fĂ¡cil. Com dados do computador de bordo, fiz a mĂ©dia de 10,1 km/l, levando-se em conta que o ar-condicionado estava ligado e havia trĂªs pessoas a bordo.

Onde o JAC T60 Plus Ă© muito bom mesmo Ă© na estrada, nĂ£o faz muita força para atingir a velocidade desejada, seja no Cruise Control ou no acelerador. A rodovia desta vez Ă© a Raposo Tavares, que tem um trecho urbano com velocidade de 80/90 km/h e outro mais para o interior que permite 110 km/h de mĂ¡xima. Tanto em um quanto em outro, praticamente nĂ£o existe troca de marcha, a aceleraĂ§Ă£o ritmada permite rodar na mesma sem que o conjunto mecĂ¢nico tenha qualquer tipo de sobressalto.

O isolamento acĂºstico Ă© muito bom, quase nĂ£o tem barulho e conversar entre os ocupantes Ă© muito tranqĂ¼ilo, principalmente pela excelente climatizaĂ§Ă£o que o JAC T60 Plus oferece deixando toda a cabine muito agradĂ¡vel. A viagem atĂ© Vargem Grande Paulista foi rĂ¡pida e segura, o consumo, segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 13,2 km/l, com trĂªs pessoas a bordo e todos os eletrĂ´nicos, incluindo o ar-condicionado, funcionando a todo vapor.

O JAC T60 Plus tem preço inicial sugerido de R$148.990 no PACK2 sem frete, seis cores para escolher tambĂ©m cobradas Ă  parte, PACK3 de opcionais, 6 anos de garantia, Central Nacional de Peças, oficinas e parceiros de todo o paĂ­s, revisões com agendamento, bĂ´nus de R$ 5.000 este mĂªs de fevereiro e primeira parcela em junho, Test Drive agendado nas concessionĂ¡rias e vale a pena conhecer para testar e comprovar que, no mundo globalizado de hoje, nĂ£o sĂ£o apenas os europeus que sabem fazer carros eficientes e luxuosos.

Ficha TĂ©cnica

Dimensões

Comp./ Larg. / Alt.(mm)

4.410×1.800×1.660

Entre eixos (mm)

2.620

 

MotorizaĂ§Ă£o

Peso em ordem de marcha (kg)

1.365

Capacidade do porta-malas (L)

650 a 1.210

Capacidade do tanque de combustĂ­vel (l)

50

Tipo de motor

4 cilindros em linha, turbo + intercooler

Deslocamento volumétrico (cm3)

1.499

 

Suspensões

Comando de vĂ¡lvulas

DOHC VVT 16V

PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm)

168/5.500

Torque MĂ¡ximo (Nm/rpm)

210/2.000-4.500

Taxa de compressĂ£o

9,5:1

TransmissĂ£o

Tipo CVT, com 6 marchas

Dianteira

Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Traseira

Semi-independente, com eixo de torĂ§Ă£o, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Freios

Rodas

Discos ventilados na dianteira e discos sĂ³lidos na traseira

Pneus

215/50 R17