O SUV chinĂªs, que nasceu para ser brasileiro, ganha melhorias estĂ©ticas e mais itens de conforto e segurança

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

NĂ£o Ă© de hoje que os chineses da JAC Motors sempre melhoram seus veĂ­culos a cada nova geraĂ§Ă£o, parece uma luta sem fim estar sempre competindo com os rivais asiĂ¡ticos e europeus, mas nĂ£o tem erro, sempre que aparece uma novidade no velho continente ou no vizinho, pronto, o prĂ³ximo modelo jĂ¡ terĂ¡, isso sem contar a evoluĂ§Ă£o constante do que jĂ¡ Ă© bom.

DĂ¡ para notar esse empenho em melhorar sempre se comparamos o modelo lançado no Brasil em 2017, que vocĂª pode conferir AQUI, com essa nova versĂ£o que utilizei por uma semana rodando pela cidade de SĂ£o Paulo, durante a pandemia e tomando todos os cuidados necessĂ¡rios. Ele ganhou um nome pomposo: JAC T40 Plus, isso pela quantidade de novos equipamentos dessa versĂ£o, pelo melhor acabamento interno e por sua aparĂªncia mais discreta.

O conjunto mecĂ¢nico tem o Ă³timo motor 1.6 DVVT 16V, somente a gasolina, com potĂªncia de 138 cv e 17,1 kgfm de torque, cĂ¢mbio automĂ¡tico CVT com 6 marchas e segurança com muita eletrĂ´nica embarcada: freios com ABS e EBD, BAS, BOS, ESP, TCS, HSA, TPMS, Cruise Control, DireĂ§Ă£o elĂ©trica, Sistema start-stop, enfim, um pacote de equipamentos que Ă© encontrado apenas nos SUVs mais caros e modernos do mundo.

É um carro muito bom de dirigir na cidade, nĂ£o Ă© grande suficiente para atrapalhar a vida dos motoqueiros que insistem em passar entre as faixas nas avenidas movimentadas, nem pequeno internamente, leva 5 pessoas com todo conforto que um SUV dessa categoria pode oferecer. Seu rodar Ă© macio e silencioso, o isolamento acĂºstico Ă© muito bom e deixa do lado de fora quase todos os estressantes barulhos, menos escapamentos abertos ou amantes de mĂºsica alta que acham que todos tĂªm seu gosto quase sempre duvidoso.

O JAC T40 Plus Ă© fĂ¡cil de manobrar em vagas menos amistosas como de shopping ou supermercado, os espelhos generosos, a cĂ¢mera de rĂ© panorĂ¢mica 360 graus e os sensores facilitam muito o trabalho. Ele pode ser considerado bem econĂ´mico no consumo de combustĂ­vel, segundo dados do computador de bordo, na cidade fiz a mĂ©dia de 11,8 km/l com ar-condicionado ligado e duas pessoas a bordo. Infelizmente ele tem uma desvantagem nos dias de hoje, por usar sĂ³ gasolina, assusta quando chega na bomba, mas por outro lado, o bom Ă© que uma nova visita ao posto vai demorar mais de 490 km, o tanque tem 42 litros de capacidade.

Falando em alimentar e consumir, fui conhecer uma churrascaria tradicional de SĂ£o Paulo, ela fica na Marginal TietĂª e Ă© uma sobrevivente da pandemia que assolou o mundo no inĂ­cio de 2020, a Master Churrascaria teve que fechar e tentar sobreviver fazendo entregas.

Foi um duro golpe, mas desde agosto do ano passado ela retomou o atendimento presencial e agora começa a tentar recuperar o tempo perdido, o mundo mudou, mas a qualidade, no ambiente que segue todos os protocolos de distanciamento de higiene e segurança, continua a mesma.

Depois da parada para abastecer o estĂ´mago, hora de ir para a estrada com o JAC T40 Plus e pela proximidade, resolvi encarar a Rodovia Presidente Dutra, que atravessa cidades da parte leste do estado de SĂ£o Paulo. Apesar de ter sido inaugurada em 1951, Ă© muito moderna e segura, tem vĂ¡rias pistas e a velocidade mĂ¡xima em alguns trechos chega a 110 km/h, ideal para uma avaliaĂ§Ă£o de conforto e retomada de velocidade.

Sem usar o Cruise Control, o JAC T40 Plus logo atinge a velocidade desejada, o nĂ­vel de ruĂ­do interno Ă© muito baixo e os sistemas eletrĂ´nicos garantem a segurança. A Ă³tima conversa entre o motor e o cĂ¢mbio CVT evitam as trocas exageradas de marchas e Ă³tima marca no consumo de combustĂ­vel, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 12,7 km/l, com ar-condicionado ligado e trĂªs pessoas, bem alimentadas, a bordo.

O JAC T40 Plus tem preço sugerido de R$110.990 no Pack 2, 6 opções de cores, 6 anos de garantia, Central Nacional de Peças, oficinas e parceiros de todo o paĂ­s, revisões com agendamento, e claro, vocĂª pode passar em uma concessionĂ¡ria para fazer um Test Drive e comprovar que, os SUVs chineses nĂ£o ficam devendo nada para os concorrentes que rodam no Brasil.

Ficha TĂ©cnica

VersĂ£o

1.6 16VDVVT Gasolina

Dimensões

Comp./ Larg. / Alt.(mm)

4.135×1.750×1.568

Entre eixos (mm)

2.490

Peso em ordem de marcha (kg)

1.220

Capacidade do porta-malas (L)

450

Capacidade do tanque de combustĂ­vel (l)

42

MotorizaĂ§Ă£o

Tipo de motor

4 cilindros em linha

Deslocamento volumétrico (cm3)

1.590

DiĂ¢metro (mm)

75,0

Curso (mm)

90,0

Comando de vĂ¡lvulas

DOHC 16V DVVT

PotĂªncia MĂ¡xima (cv/rpm)

138/6.000

Torque MĂ¡ximo (Nm/rpm)

168/4.000 (Gasolina)

Taxa de compressĂ£o

10,5:1

TransmissĂ£o

AutomĂ¡tica, tipo CVT, com 6 marchas virtuais

Suspensões

Dianteira

Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Traseira

Semi-independente, eixo de torĂ§Ă£o, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Freios

Discos ventilados na dianteira e discos sĂ³lidos na traseira

Rodas

Pneus

205/55 R16

Rodas

Em liga de alumĂ­nio 16"

Performance

Velocidade mĂ¡xima

190 km/h

AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h

11,1 segundos