O SUV chinĂªs, que nasceu para ser brasileiro, ganha melhorias estĂ©ticas e mais itens de conforto e segurança
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors
NĂ£o Ă© de hoje que os chineses da JAC Motors sempre melhoram seus veĂculos a cada nova geraĂ§Ă£o, parece uma luta sem fim estar sempre competindo com os rivais asiĂ¡ticos e europeus, mas nĂ£o tem erro, sempre que aparece uma novidade no velho continente ou no vizinho, pronto, o prĂ³ximo modelo jĂ¡ terĂ¡, isso sem contar a evoluĂ§Ă£o constante do que jĂ¡ Ă© bom.
DĂ¡ para notar esse empenho em melhorar sempre se comparamos o modelo lançado no Brasil em 2017, que vocĂª pode conferir AQUI, com essa nova versĂ£o que utilizei por uma semana rodando pela cidade de SĂ£o Paulo, durante a pandemia e tomando todos os cuidados necessĂ¡rios. Ele ganhou um nome pomposo: JAC T40 Plus, isso pela quantidade de novos equipamentos dessa versĂ£o, pelo melhor acabamento interno e por sua aparĂªncia mais discreta.
O conjunto mecĂ¢nico tem o Ă³timo motor 1.6 DVVT 16V, somente a gasolina, com potĂªncia de 138 cv e 17,1 kgfm de torque, cĂ¢mbio automĂ¡tico CVT com 6 marchas e segurança com muita eletrĂ´nica embarcada: freios com ABS e EBD, BAS, BOS, ESP, TCS, HSA, TPMS, Cruise Control, DireĂ§Ă£o elĂ©trica, Sistema start-stop, enfim, um pacote de equipamentos que Ă© encontrado apenas nos SUVs mais caros e modernos do mundo.
É um carro muito bom de dirigir na cidade, nĂ£o Ă© grande suficiente para atrapalhar a vida dos motoqueiros que insistem em passar entre as faixas nas avenidas movimentadas, nem pequeno internamente, leva 5 pessoas com todo conforto que um SUV dessa categoria pode oferecer. Seu rodar Ă© macio e silencioso, o isolamento acĂºstico Ă© muito bom e deixa do lado de fora quase todos os estressantes barulhos, menos escapamentos abertos ou amantes de mĂºsica alta que acham que todos tĂªm seu gosto quase sempre duvidoso.
O JAC T40 Plus Ă© fĂ¡cil de manobrar em vagas menos amistosas como de shopping ou supermercado, os espelhos generosos, a cĂ¢mera de rĂ© panorĂ¢mica 360 graus e os sensores facilitam muito o trabalho. Ele pode ser considerado bem econĂ´mico no consumo de combustĂvel, segundo dados do computador de bordo, na cidade fiz a mĂ©dia de 11,8 km/l com ar-condicionado ligado e duas pessoas a bordo. Infelizmente ele tem uma desvantagem nos dias de hoje, por usar sĂ³ gasolina, assusta quando chega na bomba, mas por outro lado, o bom Ă© que uma nova visita ao posto vai demorar mais de 490 km, o tanque tem 42 litros de capacidade.
Falando em alimentar e consumir, fui conhecer uma churrascaria tradicional de SĂ£o Paulo, ela fica na Marginal TietĂª e Ă© uma sobrevivente da pandemia que assolou o mundo no inĂcio de 2020, a Master Churrascaria teve que fechar e tentar sobreviver fazendo entregas.
Foi um duro golpe, mas desde agosto do ano passado ela retomou o atendimento presencial e agora começa a tentar recuperar o tempo perdido, o mundo mudou, mas a qualidade, no ambiente que segue todos os protocolos de distanciamento de higiene e segurança, continua a mesma.
Depois da parada para abastecer o estĂ´mago, hora de ir para a estrada com o JAC T40 Plus e pela proximidade, resolvi encarar a Rodovia Presidente Dutra, que atravessa cidades da parte leste do estado de SĂ£o Paulo. Apesar de ter sido inaugurada em 1951, Ă© muito moderna e segura, tem vĂ¡rias pistas e a velocidade mĂ¡xima em alguns trechos chega a 110 km/h, ideal para uma avaliaĂ§Ă£o de conforto e retomada de velocidade.
Sem usar o Cruise Control, o JAC T40 Plus logo atinge a velocidade desejada, o nĂvel de ruĂdo interno Ă© muito baixo e os sistemas eletrĂ´nicos garantem a segurança. A Ă³tima conversa entre o motor e o cĂ¢mbio CVT evitam as trocas exageradas de marchas e Ă³tima marca no consumo de combustĂvel, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 12,7 km/l, com ar-condicionado ligado e trĂªs pessoas, bem alimentadas, a bordo.
O JAC T40 Plus tem preço sugerido de R$110.990 no Pack 2, 6 opções de cores, 6 anos de garantia, Central Nacional de Peças, oficinas e parceiros de todo o paĂs, revisões com agendamento, e claro, vocĂª pode passar em uma concessionĂ¡ria para fazer um Test Drive e comprovar que, os SUVs chineses nĂ£o ficam devendo nada para os concorrentes que rodam no Brasil.
Ficha TĂ©cnica
VersĂ£o |
1.6
16VDVVT Gasolina |
|
Dimensões |
Comp./
Larg. / Alt.(mm) |
4.135×1.750×1.568 |
Entre
eixos (mm) |
2.490 |
|
Peso
em ordem de marcha (kg) |
1.220 |
|
Capacidade
do porta-malas (L) |
450 |
|
Capacidade
do tanque de combustĂvel (l) |
42 |
|
MotorizaĂ§Ă£o |
Tipo
de motor |
4
cilindros em linha |
Deslocamento
volumétrico (cm3) |
1.590 |
|
DiĂ¢metro
(mm) |
75,0 |
|
Curso
(mm) |
90,0 |
|
Comando
de vĂ¡lvulas |
DOHC
16V DVVT |
|
PotĂªncia
MĂ¡xima (cv/rpm) |
138/6.000 |
|
Torque
MĂ¡ximo (Nm/rpm) |
168/4.000
(Gasolina) |
|
Taxa
de compressĂ£o |
10,5:1 |
|
TransmissĂ£o |
AutomĂ¡tica,
tipo CVT, com 6 marchas virtuais |
|
Suspensões |
Dianteira |
Independente,
tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora |
Traseira |
Semi-independente,
eixo de torĂ§Ă£o, com molas helicoidais e barra estabilizadora |
|
Freios |
Discos
ventilados na dianteira e discos sĂ³lidos na traseira |
|
Rodas |
Pneus |
205/55
R16 |
Rodas |
Em
liga de alumĂnio 16" |
|
Performance |
Velocidade
mĂ¡xima |
190 km/h |
AceleraĂ§Ă£o
de 0 a 100 km/h |
11,1
segundos |
0 ComentĂ¡rios