Novos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram divulgados hoje com resultados decepcionantes de zero estrela para o Kia Sportage, Hyundai Accent (novo modelo) e Great Wall Wingle 5
Texto e fotos: Latin NCAP
O Kia Sportage , fabricado na Coreia do Sul, com dois airbags frontais e sem Controle Eletrônico de Estabilidade, ESC, padrão, ganhou zero estrela. O SUV atingiu 48,15% na Proteção do Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança. O Sportage foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteção do ocupante adulto; no entanto, a falta de um airbag lateral padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteção. A estrutura do habitáculo foi considerada estável e a área dos pés, instável. A Proteção do Ocupante Infantil foi pobre porque a Kia se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes. A Proteção para Pedestres variou de média a adequada, com proteção de marginal a boa na parte superior e inferior da perna e de boa a marginal na cabeça do pedestre. O veículo não oferece Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita acima, mitigar ou eventualmente prevenir o contato com pedestres. Dos Sistemas de Assistência à Segurança, obteve apenas pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR). O veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes. O Latin NCAP sugeriu que a Kia se oferecesse para avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou.
O Hyundai Novo Accent, fabricado na Índia e no México, com airbag frontal como equipamento padrão e sem Controle Eletrônico de Estabilidade, ESC, padrão, ganhou zero estrela. O sedã compacto atingiu 9,23% na Proteção do Ocupante Adulto, 12,68% na Proteção do Ocupante Infantil, 53,11% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança. O Novo Accent foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo apresentou desempenho pobre no impacto frontal com o tórax vermelho para o acompanhante adulto que fez ganhar zero ponto neste teste, e uma proteção de impacto lateral marginal a boa para a proteção dos adultos. No teste de impacto lateral de poste obteve zero ponto, pois não pôde ser realizado porque o modelo não oferece proteção lateral de cabeça como equipamento padrão. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção marginal. A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas estáveis. A Proteção do Ocupantes Infantil foi pobre porque a Hyundai se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes. A Proteção Para pedestres em geral foi marginal a fraca para a cabeça, boa para a coxa e fraca a adequada para a perna inferior, o veículo não tem Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita anteriormente, mitigar ou eventualmente impedir o contato com pedestres. Dos Sistemas de Assistência à Segurança, obteve apenas pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR). O veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes. A versão com dois airbags frontais teria recebido a mesma classificação por estrelas pela não recomendação do SRI da marca, a falta de airbags laterais de cabeça padrão e a falta do ESC padrão. O Latin NCAP sugeriu à Hyundai avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou.
O Great Wall Wingle 5, feito na China, com dois airbags frontais como equipamento padrão e sem o Controle Eletrônico de Estabilidade ESC padrão, ganhou zero estrela. A popular picape atingiu 9,31% em Proteção de Ocupantes Adultos, 0,00% em Proteção de Ocupantes Infantis, 19,48% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveisdas Estradas e 0,00% em Sistemas de Assistência à Segurança. O Wingle 5 foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O modelo apresentou baixo desempenho no impacto frontal com a cabeça, pescoço e tórax vermelhos para o motorista e tórax vermelho para o passageiro, mostrando uma alta probabilidade de ferimentos com risco de vida para ambos os ocupantes adultos, o que resultou em zero ponto neste teste. No impacto lateral obteve proteção adequada a boa para o adulto; porém, a estrutura teve uma alta intrusão durante a colisão. No teste de impacto lateral de poste obteve zero ponto, pois não pôde ser realizado porque o modelo não oferece proteção lateral de cabeça como equipamento padrão. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou proteção pobre. A estrutura do habitáculo e a área dos pés foram consideradas instáveis. A Proteção do Ocupante Infantil foi pobre e obteve zero ponto porque a GWM se recusou a recomendar os Sistemas de Retenção Infantil (SRIs) para os testes e, além disso, vem com um cinto de dois pontos padrão na posição central do banco traseiro. A proteção para pedestres em geral foi pobre a fraca para a cabeça, boa para a coxa e fraca a adequada para a perna inferior. O veículo não tem Frenagem Autônoma de Emergência para Usuários Vulneráveis das Estradas para compensar a proteção de pedestres descrita anteriormente, mitigar ou eventualmente impedir o contato com pedestres. Dos Sistemas de Assistência à Segurança obteve zero ponto, uma vez que o veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes ou Aviso de Cinto de Segurança (SBR). O Latin NCAP sempre contata todos os fabricantes antes de realizar os testes, convidando-os a participar deles para os fabricantes se envolverem no processo. O Latin NCAP informou ao GWM sobre o teste do Wingle 5, mas o fabricante não respondeu nem tentou entrar em contato com o Latin NCAP.
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