Os novos resultados do Programa de AvaliaĂ§Ă£o de VeĂculos Novos para a AmĂ©rica Latina e o Caribe foram divulgados hoje
Texto e fotos: Latin NCAP
O Peugeot 208 , fabricado na Argentina, com dois airbags frontais, dois laterais de corpo e Controle EletrĂ´nico de Estabilidade (ESC) como equipamento de sĂ©rie, obteve duas estrelas no mais recente protocolo do Latin NCAP. O popular modelo compacto atingiu 51,53% em ProteĂ§Ă£o de Ocupantes Adultos, 54,92% em ProteĂ§Ă£o de Ocupantes Infantis, 54,13% em ProteĂ§Ă£o de Pedestres e UsuĂ¡rios VulnerĂ¡veis das Estradas e 55,81% em Sistemas de AssistĂªncia Ă Segurança. O 208 foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteĂ§Ă£o de pedestres, ESC, teste de alce (moose test) e sistema de assistĂªncia Ă velocidade (SAS). O modelo mostrou um desempenho aceitĂ¡vel no impacto frontal e bom no impacto lateral para a proteĂ§Ă£o de ocupantes adultos, devido aos seus sistemas de retenĂ§Ă£o. A proteĂ§Ă£o contra chicotada cervical foi boa, o veĂculo estĂ¡ em conformidade com o regulamento de impacto traseiro UNR32 e oferece uma folha de resgate de acordo com os requisitos do Latin NCAP. A estrutura do habitĂ¡culo e a Ă¡rea dos pĂ©s foram consideradas instĂ¡veis. A falta de airbags laterais padrĂ£o para a cabeça limitou a pontuaĂ§Ă£o do veĂculo. Para ganhar pontos de AEB, os modelos necessitam proteĂ§Ă£o passiva total. Sem os airbags laterais de cortina, o 208 nĂ£o pode somar pontos de AEB, tecnologia disponĂvel nas versões.
O desempenho da proteĂ§Ă£o do ocupante infantil ficou abaixo das expectativas. O veĂculo teve pontuaĂ§Ă£o baixa, devido Ă falta do interruptor de desconexĂ£o do airbag do passageiro e problemas com a geometria do cinto de segurança e do assento. AlĂ©m disso, durante o teste dinĂ¢mico, o encosto do banco traseiro caiu fora de posiĂ§Ă£o, afetando a proteĂ§Ă£o da cabeça do dummy de trĂªs anos, o que tambĂ©m poderia levar a uma reduĂ§Ă£o de pontos. O problema foi revisado e foi explicado pela comunicaĂ§Ă£o incorreta ao usuĂ¡rio. Ações foram tomadas pela Peugeot para melhorar este cenĂ¡rio, foram feitas mudanças na cor que sinaliza quando o bloqueio do encosto estĂ¡ mal engatado e o sistema de encosto traseiro foi revisado. O modelo foi reavaliado depois que a Peugeot decidiu fazer melhorias na comunicaĂ§Ă£o do usuĂ¡rio para evitar o desbloqueio do encosto. Nessa nova avaliaĂ§Ă£o, o encosto do banco permaneceu em posiĂ§Ă£o durante todo o teste, resultando em melhor pontuaĂ§Ă£o para proteĂ§Ă£o dos ocupantes infantis. É provĂ¡vel que, com a proteĂ§Ă£o lateral padrĂ£o da cabeça, o resultado geral seja drasticamente melhorado. O Latin NCAP ofereceu a Peugeot para testar versões mais bem equipadas do 208, mas o fabricante rejeitou a oferta.
O Hyundai Tucson , fabricado na Coreia do Sul, com dois airbags frontais e nenhum ESC padrĂ£o, ganhou zero estrela no mais recente protocolo do Latin NCAP. A versĂ£o anterior do SUV atingiu 51,21% na ProteĂ§Ă£o do Ocupante Adulto, 4,37% na ProteĂ§Ă£o do Ocupante Infantil, 49,85% na ProteĂ§Ă£o para Pedestres e UsuĂ¡rios VulnerĂ¡veis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de AssistĂªncia Ă Segurança. O Tucson foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteĂ§Ă£o de pedestres. O modelo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteĂ§Ă£o do ocupante adulto; no entanto, a falta de airbags laterais padrĂ£o para a cabeça limitou a pontuaĂ§Ă£o do veĂculo. O teste de chicotada cervical (whiplash) mostrou boa proteĂ§Ă£o. A estrutura do habitĂ¡culo e a Ă¡rea dos pĂ©s foram consideradas estĂ¡veis. O desempenho da segurança infantil foi ruim porque o Tucson surpreendentemente vem com um cinto de dois pontos padrĂ£o na posiĂ§Ă£o do banco central traseiro e, alĂ©m disso, porque a Hyundai se recusou a recomendar o Sistema de RetenĂ§Ă£o Infantil (SRI) para testes. A proteĂ§Ă£o para pedestres em geral foi mĂ©dia, com proteĂ§Ă£o pobre para a coxa e baixa proteĂ§Ă£o para a cabeça. O veĂculo nĂ£o possui Frenagem AutĂ´noma de EmergĂªncia para UsuĂ¡rios VulnerĂ¡veis das Estradas para compensar a proteĂ§Ă£o de pedestres descrita acima, mitigar ou eventualmente impedir o contato com os pedestres. Dos Sistemas de AssistĂªncia Ă Segurança, obteve apenas pontos para o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR). O veĂculo nĂ£o oferece ESC padrĂ£o ou outras tecnologias relevantes. Os elementos opcionais de segurança contribuĂram para uma melhor proteĂ§Ă£o dos ocupantes. O Latin NCAP ofereceu a Hyundai para testar a nova versĂ£o do Tucson, mas o fabricante rejeitou a oferta. A versĂ£o Tucson avaliada pelo Latin NCAP foi relegada com a nova versĂ£o do modelo. O Latin NCAP comprou a unidade avaliada em fevereiro de 2021, apĂ³s consultar as representações oficiais da marca em trĂªs paĂses diferentes, foi confirmado que faltavam, ao menos, dois anos para que o novo Tucson chegasse Ă AmĂ©rica Latina. Os tempos se desenrolaram de forma diferente e o novo Tucson chegou Ă AmĂ©rica Latina em 2021. Isso nĂ£o invalida esse resultado, pois hĂ¡ muitos Tucsons "antigos" ainda disponĂveis como veĂculos novos ou usados que os consumidores podem comprar.
A partir de 2020, todos os veĂculos avaliados sĂ£o testados quanto Ă segurança passiva de pedestres. Isso significa que a frente do veĂculo Ă© impactada com partes de pedestres. ApĂ³s cada teste, todas as partes frontais sĂ£o substituĂdas por novas, o que implica a necessidade de um grande nĂºmero de partes frontais de reposiĂ§Ă£o. Ao contrĂ¡rio dos demais veĂculos avaliados pelo Latin NCAP na proteĂ§Ă£o de pedestres, o Latin NCAP demorou mais de sete meses para obter todas as peças do Hyundai Tucson. Dois potenciais motivos podem explicar esse atraso incomum na obtenĂ§Ă£o das peças; uma baseada, possivelmente, na aĂ§Ă£o ativa do fabricante do veĂculo para atrasar os resultados pelo fato de nĂ£o cooperar e, a segunda, que simplesmente o sistema de peças de reposiĂ§Ă£o da Hyundai Ă© ineficiente, lento e manteria o consumidor esperando meses para obter uma peça original. Ambos os cenĂ¡rios nĂ£o sĂ£o bons para os consumidores.
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