Abu Dhabi será a última corrida dos pneus de 13 polegadas

Texto e fotos: Pirelli

O GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, neste fim de semana, será a última corrida da história da Fórmula 1 com pneus de 13 polegadas, com uma revolução tecnológica chegando no ano que vem depois de mais de meio século, na qual a Pirelli terá um papel fundamental com seus novos pneus de 18 polegadas. Para comemorar a troca da guarda, todos os pneus slick de 13 polegadas usados​​em Abu Dhabi terão um logotipo especial na parede lateral: "No ano que vem eu faço 18" - sublinhando a mudança para 18 polegadas ao se despedir dos pneus atuais antes de dar as boas-vindas a nova dimensão no próximo ano.

A Pirelli usou pela primeira vez um pneu de 18 polegadas em um carro de Fórmula 1 em 2014, em um teste em Silverstone com o piloto reserva da Lotus, Charles Pic. Inicialmente, a Fórmula 1 planejou adotar pneus de 18 polegadas a partir de 2021, como parte de um pacote de novos regulamentos técnicos, mas isso foi adiado para 2022 em razão da pandemia da COVID-19. Nesse meio tempo, a Pirelli rodou com sucesso os pneus de 18 polegadas na Fórmula 2 desde a temporada de 2020 e completou 36 dias de testes com os compotos de 18 polegadas nos carros de Fórmula 1, que foram modificados para acomodar a nova medida. Os pneus na dimensão de 13 polegadas estiveram por quase toda a história do campeonato até hoje, desde os anos 1960. No entanto, na época - e na década seguinte - ainda havia muita liberdade regulatória com relação ao tamanho das rodas. Na década de 1980, os 13 polegadas finalmente se tornaram a medida definitiva. A Pirelli correu pela primeira vez com um pneu de 13 polegadas na Fórmula 1 no GP de San Marino de 1981, com a equipe Toleman composta por Brian Henton e Derek Warwick. Em seguida, na mesma temporada e nas subsequentes, outras equipes adotaram a borracha italiana para seus carros. A primeira vitória dos pneus de 13 polegadas da Pirelli veio no GP da França de 1985, cortesia de Nelson Piquet com a Brabham-BMW. A Pirelli voltou com uma nova geração de pneus de 13 polegadas de 1989 (dois anos após o nascimento do nome P Zero) até 1991, antes do atual retorno de 2011 como Parceiro Global de Pneus: quando Sebastian Vettel conquistou o primeiro campeonato para um Pirelli com um pneu de 13 polegadas com a Red Bull. Desde que a Pirelli voltou ao campeonato mundial como única fornecedora, mais de 400.000 pneus de 13 polegadas foram produzidos nas fábricas de Izmit, na Turquia, e Slatina, na Romênia.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Este fim de semana marcará um momento crucial na história da Fórmula 1 com a despedida definitiva dos pneus de 13 polegadas que fazem parte do ápice do esporte há décadas. A Pirelli desempenhou um papel de destaque naquela época, assim como tem feito desde o campeonato inaugural em 1950. Temos orgulho de tudo o que foi conquistado ao longo dos anos. Na Pirelli, sempre focamos na inovação para sermos um parceiro valioso para o campeonato. Vimos isso em 2011, quando aceitamos o primeiro desafio técnico que nos foi colocado para criar pneus de alto desgaste. Depois, novamente, quando criamos os pneus para os primeiros carros híbridos de F1 em 2014 e, mais uma vez, quando mudamos para pneus de F1 muito mais largos - para a geração de carros mais rápidos já vistos no esporte - a partir de 2017. Agora, em razão da maior mudança de regra em décadas, assumimos esta última revolução com pneus novos que são mais semelhantes aos usados​​na estrada pelos motoristas do dia a dia. Isso significa que temos a melhor chance de transferir a tecnologia derivada da Fórmula 1 para o nosso produto de carro de passeio. É hora de agradecer aos pneus de 13 polegadas por todas as emoções que eles nos deram, enquanto esperamos ansiosamente por uma nova era com os pneus de 18 polegadas”.